Indícios de vida indígena na zona rural de Boa Viagem são revelados por escrituras rupestres

4 de março de 2017 às 13:29

Na localidade de Holanda, próximo ao distrito de Ipiranga, zona rural de Boa Viagem, gravuras rupestres em rochedos intrigaram os moradores locais ao se depararem com o artefato que pode ser mais antigo do que a chegada dos colonos ao nosso País.

As pinturas estão localizadas na altura das rochas que ficam próximas ao açude da comunidade. Várias figuras com expressões enigmáticas, espirais, geométricos, imagens que se assemelham a uma silhueta humana, animais e até objetos como cálice e talheres fazem parte do pacote de desenhos que pode ser visto a olho nu.

“Há uma necessidade urgente para que os poderes públicos tomem uma atitude da proteção desse local. Para que ele sirva de estudo, espaço turístico, com trilha arqueológica para que a comunidade de Holanda se beneficie”, relata o professor Deusilan Carvalho que, frequentemente, visita o local para vistoriar se não há indícios de ação humana que possa danificar o espaço.

Boa Viagem possui um forte potencial Arqueológico, mal explorado e valorizado pelas autoridades competentes. E estes locais dependem apenas de voluntários amantes dos estudos pré-históricos e indígenas. Não há ações de incentivo à proteção destes locais conforme relata o professor Eliel Junior, que também é pesquisador e catalogador de todas estas preciosidades.

Apenas três sítios estão catalogados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. São eles: A Casa de Pedra que fica na localidade de Lagoa do Senador, Pedra Encantada que fica na localidade de Laje dos Rogérios onde, no local, também é visível às escrituras em uma rocha no leito de um rio e, o Serrote da Onça, outro sítio Arqueológico que fica na localidade de Areia dos Albertos.

Repórter Ceará

Compartilhe:
Os comentários estão fechados
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo
Enquete