
O que esperar de um Brasil já classificado para a copa?
A Seleção Brasileira de futebol masculino sofreu um de seus piores vexames, justamente dentro de casa, no País do futebol. A Copa do Mundo de 2014 deixou marcas que serão difíceis de apagar e a obrigação da seleção, mais vezes campeãs do mundo, de trazer o título na Copa da Rússia de 2018.
Para quem ainda não se deu conta, faltam apenas 287 dias (pouco mais de 10 meses) para a próxima Copa do Mundo. O Brasil encontra-se com algumas rodadas de antecedência, classificado para a vigésima primeira edição do maior evento do futebol mundial. Mas, para quem não lembra, as eliminatórias começaram bem diferentes para a seleção brasileira.
Após os 7×1 contra a Alemanha e o amargo quarto lugar no mundial de 2014 realizado no Brasil, a seleção começou as eliminatórias precisando mostrar serviço. Com Dunga voltando ao comando da seleção, substituindo Felipão Scolari, o resultado dos primeiros jogos não alegraram os torcedores. Pelo contrário.
Ao final das seis primeiras partidas, e com o total de uma derrota, duas vitórias e três empates, a desconfiança tomou conta dos torcedores e Dunga acabou por deixar a Seleção. O que era ruim poderia ficar pior?
Foi então que o técnico Tite, recém campeão brasileiro com a equipe do Corinthians, assumiu o comando da seleção canarinho e marcou sua estreia no dia primeiro de setembro de 2016 com vitória sobre o Equador. Na “Era Tite” foram, até hoje, oito jogos e oito vitórias. Além da classificação antecipada, a seleção conquistou de volta a confiança do torcedor e o topo no ranking da FIFA.
As eliminatórias ainda não acabaram. Faltam quatro jogos e hoje à noite o Brasil enfrenta, coincidentemente, um ano depois, o mesmo adversário da estreia de Tite: o Equador. Para o treinador, a Copa já começou e a cobrança para com a equipe é a mesma de quando ele chegou. Então, deveremos esperar mais um grande jogo na noite desta quinta-feira.
Repórter Ceará