Home Publicação SerTão TV: Por falta de equipamentos e profissionais, obra do Posto do...

SerTão TV: Por falta de equipamentos e profissionais, obra do Posto do Planalto Sabonete não está totalmente finalizada mesmo diante da alta demanda de atendimentos

A novela é antiga. Há pelo menos duas administrações, os moradores do antigo Bairro Planalto Sabonete, hoje Antonio Machado, em Quixeramobim, sofrem com a falta de um Posto de Saúde que atenda os moradores. Há mais de um ano que se espera o funcionamento do equipamento que, com estrutura pronta, aguarda apenas a implantação de equipamento e seleção de profissionais para funcionar.

Enquanto o Posto fica parado, os moradores precisam se deslocar de madrugada para conseguir uma das 10 fichas disponíveis à população de três Bairros: Conjunto Esperança, Antonio Machado e Jardim Norte. Outro Posto, que também atende a demanda desses Bairros, é a unidade do José Airton Machado, mas esta sequer tem auxiliar de serviços gerais.

Já construída, a unidade é localizada em área estratégica no Bairro e terá papel importante de desafogar atendimentos naquela região. Em abril de 2017, a Secretaria de Saúde de Quixeramobim informou que a construtora responsável pelo Posto finalizaria toda estrutura física até o final do mês. Segundo a pasta, ficaria a cargo da Prefeitura equipar a UBS e colocá-la em funcionamento, porém não estipulou prazo.

A infeliz realidade mostra a situação agonizante das unidades de saúde básica do município, que sofrem com falta de materiais básicos e até mesmo profissionais de limpeza, como constatado pela SerTão TV na Pompeia e no José Airton Machado. A falha neste serviço causa revolta e frustração. A Prefeitura, no entanto, não mostra capacidade técnica e financeira para colocar a unidade do Antonio Machado em funcionamento, fazendo com que centenas de pacientes deixem de ser atendidos, uma realidade triste para a Saúde do Coração do Ceará.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here