Home Fortaleza Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam requalificação da Avenida Aguanambi

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam requalificação da Avenida Aguanambi

Foi com uma volta de ônibus, indo da nova estação Jornal O Povo até a Praça Dias Branco, que o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, fizeram a inauguração oficial da requalificação da Avenida Aguanambi na manha desta sexta-feira, 28. O ato marcou início da operação da primeira etapa do Corredor Expresso Messejana/Centro, sendo liberadas as seis estações, localizadas junto aos canteiros centrais, além do tráfego do viaduto construído sobre a rotatória.

“Quero parabenizar a Prefeitura por essa obra que é uma das mais bonitas na área de mobilidade urbana do país. Além de facilidade e conforto com esse corredor exclusivo, o trabalho tem sido transformador para fazer da Capital uma referência, fruto de planejamento. O projeto Fortaleza 2040 visa olhar para o futuro. É um time que trabalha de mãos dadas e quero reiterar que criamos o Juntos Por Fortaleza para somar esforços e recursos. Temos feito isso em todas as áreas. Posso garantir que vamos trabalhar firme, fortes e juntos”, disse Camilo Santana.

Orçadas em R$ 105,7 milhões, as obras contaram com recursos provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A nova Avenida Aguanambi foi completamente alargada e passa a contar agora com quatro faixas por sentido, sendo uma delas, localizada junto ao canteiro central, destinada exclusivamente ao transporte coletivo. As obras de urbanização da via, como calçadas, ciclovia, nova iluminação e paisagismo, também foram finalizadas, desde a Avenida Domingos Olímpio até a rotatória da Avenida Aguanambi com BR-116.

A primeira etapa da obra foi concluída em março de 2017, com a construção de um viaduto sobre a rotatória. O novo equipamento possui quatro faixas, sendo duas delas para carros que trafegam no sentido Centro/BR-116, e duas exclusivas para ônibus, em ambos os sentidos. O viaduto permitiu a eliminação do semáforo ali existente, possibilitando o tráfego expresso à BR. No mesmo período, foi entregue ainda uma passarela para pedestres, a primeira com elevadores na Capital.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o esforço coletivo para que a requalificação fosse possível. “Queria agradecer a parceria do Governo do Ceará e a todos os trabalhadores envolvidos nessa obra. Muita gente suou para entregar um dos mais bonitos BRTs do país. A partir de hoje estamos cumprindo um compromisso que vai dar mais prioridade ao transporte público e ciclistas, revitalizando essa importante avenida. Outra meta é que esse eixo seja de desenvolvimento urbano e comercial de Fortaleza. Agradeço também ao BID, pois foi com o apoio do banco que conseguimos realizar este projeto”.

Obras na tubulação

O Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), substituiu aproximadamente 94 metros de tubulação da rede coletora de esgoto, no trecho da rotatória localizada na avenida Aguanambi. O objetivo da obra é evitar ocorrências de extravasamento nas redes, uma vez que a nova tubulação possui maior vida útil e melhor resistência aos gases do esgoto. A obra contou com um investimento de cerca de R$ 355 mil.

Repórter Ceará – Foto: José Leomar

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here