Secretaria da Saúde de Sobral alerta sobre os cuidados com os escorpiões

10 de janeiro de 2019 às 14:41

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, e da Unidade de Vigilância em Zoonoses, alerta a população sobre o aumento do risco de acidentes com escorpiões, provocado pela chegada da estação chuvosa no Ceará.

Estes animais têm hábitos noturnos e se abrigam em locais escuros e úmidos, como entulhos, telhas e tijolos empilhados, atrás de móveis e por entre as roupas. Para evitar a presença dos escorpiões dentro de casa é importante colocar telas em ralos, limpar e fechar as caixas de gordura, vedar frestas de paredes, colocar o lixo em sacos plásticos bem amarrados, não acumular lixo ou objetos em desuso, eliminar baratas, pois estas servem de alimento para os escorpiões e sempre fazer a vistoria de roupas, sapatos, panos de chão e roupas de cama antes de usar.

A gerente da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Sobral, Amanda Rocha, explica que no período chuvoso é comum que os escorpiões adentrem as casas para se abrigarem das chuvas, aumentando a probabilidade de acidentes.

Em caso de acidente, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para notificação e procedimentos adequados. Se possível, coletar o escorpião vivo e levá-lo à Unidade de Saúde ou para a Unidade de Vigilância de Zoonoses para identificação da espécie.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Mais Lidas
Visite-nos
Tempo