Home Artigo De volta às aulas

De volta às aulas

Com o título “De volta às aulas”, eis a crônica da professora, coordenadora escolar da EEMTI Cel. Humberto Bezerra e Membro da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes, Goreth Pimentel, acerca do termo “ser alguém na vida”.

Confira:

Desde que eu me entendi por gente que aprendi com minha mãe professora a importância do estudo. Estudar era mais que palavra de ordem. Era a oportunidade de conseguir “ser alguém na vida”. E eu pensava com meus botões o que ela queria dizer com aquilo. Então, todo mundo não é alguém na vida?

Um belo dia, menina curiosa e inquieta, resolvi esclarecer a dúvida e ouvi de minha rainha uma das maiores lições da vida resumindo o que era “ser alguém na vida”. Foi a melhor aula de formação que tive com apenas dez anos: Compreender que a educação nos liberta da ignorância e pode nos tornar mais humanos, além de nos dar asas para voar e realizar sonhos. Como não amar o estudo? Pensava. Eu que não via outra forma de vencer aquela vida difícil e realizar o sonho de liberdade que crescia junto comigo.

Ser alguém na vida nunca foi, para ela, o que pode parecer aos olhos do mundo: Ter muito dinheiro e acumular. Ser alguém na vida, dizia com um olhar de ternura, é estudar para ser livre e abraçar uma profissão que você ama e fazer dela o melhor que puder, e assim, sobreviver e viver com dignidade.

Foi o que fez de sua vida, enfrentando todas as adversidades de ser professora em um pais que não valoriza a educação, que nunca investiu suficientemente nela e que não oportuniza a todos o acesso e muito menos as ferramentas para “vencer na vida” pelo conhecimento.

A verdade é que a gente cresceu aprendendo a amar a docência como quem aprende a falar e a andar, e fizemos dela o nosso sentido maior de vida. Resultado: Uma mãe, um lar escola, quatro filhas professoras.

Quantas vidas passaram pelas nossas! Tomara que mais que aprendido a ser alguém na vida, tenhamos contribuído para fazer a diferença em outras vidas. E não foi isso que o Mestre dos mestres veio nos ensinar? Parafraseando um professor homenageado em rede nacional nessa semana por uma aluna: Que o sentido do meu viver seja para melhorar o viver de outras pessoas! E não é para isso que viemos aqui?

Bom retorno ao mundo da escola!

Goreth Pimentel

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here