Home Entretenimento Exposição Cacilda Vilela e workshop sobre moda ocorrerão em Fortaleza a partir...

Exposição Cacilda Vilela e workshop sobre moda ocorrerão em Fortaleza a partir de amanhã, 28

A Sem Título Arte, espaço de arte contemporânea em Fortaleza, participa da primeira edição do Ceará Design Week, com uma dupla programação envolvendo o artista e curador Jackson Araujo. Ele assina, junto com Elizabeth Guabiraba, a curadoria da exposição que homenageia Cacilda Vilela, uma artista pioneira no diálogo entre moda e performance. A abertura da exposição será no dia 28 de março, às 18h30min.

Jackson realiza também um workshop sobre moda e comportamento que traz o corpo como discussão. Dias 28 e 29 de março, das 14 às 18h. As inscrições estão abertas.

A ideia de homenagear Cacilda levou à articulação de uma pequena e potente rede afetiva, uma espécie de garimpo pelos acervos e pela memória de amigos e familiares, respeitando seu legado esquecido e desconhecido das novas gerações.

O curador Jackson Araujo traça um perfil do que Cacilda representa: “Cacilda era uma mulher à frente de seu tempo, que desenhou uma vibrante carreira pautada sobre temas que hoje se mostram completamente pertinentes e indispensáveis como as florestas, as populações indígenas, a força da mulher, a diversidade e a identidade cultural”.

A curadoria entende “CORPO & ALMA”, uma das facetas do trabalho de Cacilda Vilela, como traço primordial para a construção de um design de moda autoral com identidade cearense, impregnado por sabor do suor, do mar e perfumado como as buganvílias e açucenas do sertão. É um carro de boi atemporal pisando sobre os calçamentos da já velha Aldeota burguesa; uma corajosa jangada grávida com velas de labirinto desbravando os verdes mares alencarinos com a missão de eternizar as conexões antes mesmo de suas águas abrigarem cabos conectores de alta-tecnologia.

Cacilda é mulher urbana, sertaneja e marinha. É a força de um ecossistema que resiste às intempéries e permanece cheia de viço e viscosidade. “A eterna mãe, que dava flores para as crianças comerem”, como bem lembra Luana Maria, uma de suas musas inspiradoras na moda e importante elo de conexão para a compilação das memórias aqui apresentadas.

O resgate de sua obra quer provocar a reflexão sobre a importância de abrir espaço para a historicidade de personagens esquecidos, fazendo com que todos os conceitos apresentados estejam a serviço de uma construção que se quer transcendental, ao mesmo tempo em que não pretende perder de vista a existência e a ação concreta daquela que cria, desenha, dialoga e desobedece: a designer-estilista-artista.

A exposição apresenta pela primeira vez imagens resgatadas das coleções particulares de sua irmã Zizi e sua filha Ananda, que com muita emoção nos permitiram mergulhar nesse delicado território afetivo da intimidade familiar sobre seu legado. O material exposto traz fotografias de roupas, performances e imagens do período em que ela envolvia os corpos com aniagem (tecido de linho cru, algodão ou juta, para encapar fardos), criando vestes libertárias para corpos igualmente livres e contestadores como a sua criadora.”

A exposição CORPO & ALMA – Um acervo de memórias sobre Cacilda Vilela será aberta no dia 28 de março, às 18h30min, com uma roda de conversa reunindo a modelo e agitadora cultural Luana Maria, a escritora Claudia Carvalho, sua irmã e ex-modelo Zizi Vilela e a produtora cultural e cantora Cristina Franciscutti, grande parceira da estilista-artista nos palcos, além do artesão e amigo de longa data, Chico Filho. Todas sob a mediação de Jackson Araujo.

Serviço
Exposição CORPO & ALMA: “Um acervo de memórias sobre Cacilda Vilela”
Abertura: 28 de março, às 18h30min

Repórter Ceará

1 comentário.

  1. Vocês estão de parabéns pois nós brasileiros temos que conhecer a história seja em qualquer contexto do nosso Brasil. Desejo sucesso a todos vocês meus irmãos cearenses. ?❤????

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here