Home Artigo Ditaduras não nos servem

Ditaduras não nos servem

Com o título “Ditaduras não nos servem”, eis a mensagem divulgada na manhã deste domingo, 31, para os profissionais da imprensa, pelo jornalista Cláudio Teran. No texto, o mesmo enfatizou que ditaduras não trazem benefícios para a população, nem da direita, nem da esquerda.

Confira: 

Caros colegas. Tem situações históricas que requerem de nós profissionais uma unidade de pensamento. De 1964 a 1985, nós tivemos uma ditadura militar de direita no Brasil. Não se votava nem podia ser votado. Tudo era censurado, desde as artes até a imprensa. E não era tolerado o sagrado direito de se opor ou criticar.

Ditaduras não nos servem, nem a direita nem a esquerda. É na democracia e no poder civil que temos que avançar e enfrentar nossos problemas. E cuidado colegas que odeiam Bolsonaro ou que odeiam Lula e o PT. Isso está se tornando perigoso, porque emburrece e tira o poder de pensar, pesar, ponderar.

E finalmente: A esquerda jamais ameaçou tomar o poder, porque nunca teve força nem apoio pra isso. Tanto que quem ousou enfrentar foi trucidado pelos militares que tinham as armas, o poder e todos os apoios. Nosso destino depende de nós votando com responsabilidade e livres. E olha a ironia. A esquerda só nos governou dentro da democracia. A esquerda moderada de Lula, já que a extrema esquerda jamais teve vez. A extrema direita é que nos governou e desgovernou em muitos períodos da história. E este Capitão e este General que nos governam hoje só estão lá por causa do voto livre e democrático. Fosse numa ditadura, como a do golpe de 1964, eles jamais chegariam ao poder, salvo pela força, já que não se podia votar.

Leiam. Reflitam. E enxerguem sobre os fatos. Bom domingo.

Cláudio Teran

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here