1 Minuto com Sérgio Machado – Redes sociais: Quando o bem se converte em mal

2 de abril de 2019 às 18:47

Desde os tempos mais remotos que o ser humano vem demonstrando uma latente necessidade de se comunicar e de participar das decisões que afetam a comunidade da qual ele faz parte, o que parece apontar para uma tendência natural pela valorização da democracia.

Era assim na Grécia antiga, nas cidades medievais e na Itália do período renascentista, onde o povo se reunia em assembleias para discutir questões de natureza pública e deliberar sobre os assuntos da comunidade em que viviam.

E essa necessidade de se comunicar e de se envolver nas decisões políticas explica o sucesso incontestável das redes sociais enquanto mecanismo que permite e que facilita, ainda que de modo informal, a participação em massa de milhares de pessoas que antes eram consideradas apenas cidadãos nominais.

Mas por outro lado, as redes sociais se mostraram um campo fértil não apenas para a discussão de ideias, mas também para a massiva divulgação de mentiras, preconceitos, discursos de ódio e toda sorte de extremismos que antes estavam restritos aos guetos políticos e ideológicos.

Hoje, qualquer sujeito mal-intencionado cria uma conta anônima, ou um perfil falso, e a partir deste começa sua campanha de divulgação de mentiras no intuito de destruir a reputação de adversários políticos e, ao mesmo tempo, criar uma atmosfera de ódio que reduz a crença na eficácia da própria democracia.

E pior do que isso, é ver políticos em campanha, ou até mesmo já eleitos, fazendo lives recheadas de informações falsas ou de procedência duvidosa, que só servem para acirrar os ânimos dos fanáticos que integram as milícias do mundo virtual.

Por isso, é preciso tomar muito cuidado com tudo o que lemos na internet, principalmente com as falsas notícias que são divulgadas como se fossem verdadeiras. É preciso investir não só em leis que punam as condutas nocivas, mas também em educação e, acima de tudo, na valorização do jornalismo profissional.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo