1 Minuto com Sérgio Machado: 100 dias de governo Bolsonaro

9 de abril de 2019 às 11:01

Já se passaram quase 100 dias desde que Jair Bolsonaro subiu a rampa do Planalto, recebeu a faixa presidencial e assumiu o mais alto posto da República. Ainda no início do mandato, o presidente elencou 35 metas que deveriam ser alcançadas nesses 100 primeiros dias, mas destas, apenas 13 foram cumpridas até o momento.

Dessas, merece destaque a recomposição do efetivo da Operação Lava Jato; a extinção de 21 mil cargos comissionados; o combate a fraudes em benefícios do INSS; as privatizações no setor de transportes; o envio ao Congresso do pacote anticrime e da proposta de reforma da previdência; o lançamento de plano de combate ao lixo no mar e a criação de regras para ocupação de cargos de confiança.

Mas boa parte dessas metas ainda está em processo de implementação, como é o caso da criação do 13° do Bolsa Família, o aumento da cobertura vacinal, a regulamentação do ensino domiciliar e a criação de um programa nacional de alfabetização. Por outro lado, ainda falta cumprir as metas de reestruturação dos Correios; de redução de tarifas do Mercosul e de independência do Banco Central.

Nesses 100 dias, o governo Bolsonaro cometeu erros e acertos, e enfrentou sucessivas crises, boa parte delas criadas pelo próprio governo e fruto de intrigas palacianas e disputas pelo poder. E pelo que vimos nesse período, o sucesso de Bolsonaro dependerá, sobretudo, da sua capacidade de unir seus aliados, limitar a participação dos filhos no governo e manter diálogo constante com o Congresso.

Porque, do contrário, o governo tenderá a fracassar em pouquíssimo tempo.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo