1 Minuto com Sérgio Machado: Os desmandos da prefeitura de Choró

18 de abril de 2019 às 16:36

Talvez um dos maiores problemas gerados pela Constituição de 88 foi a permissão para a criação de inúmeros municípios que sequer têm capacidade financeira de se sustentar. Para se ter uma ideia, um terço dos municípios brasileiros não consegue gerar receita nem mesmo para pagar o salário do prefeito, e por isso depende dos recursos da União.

E um agravante político desse problema financeiro é que nesses lugares a prefeitura se transforma na principal fonte de emprego e renda da população, o que dá ao prefeito poderes quase absolutos de comandar a vida dos cidadãos sem sequer ser questionado ou criticado por aqueles que dependem da máquina pública para sobreviver, e que temem retaliações por parte da prefeitura.

É esse o caso do município de Choró, que tem apenas 13 mil habitantes, apresenta um dos mais baixos índices de Desenvolvimento Humano do Ceará, conta com apenas 6% das vias públicas pavimentadas e mais de 90% das receitas que entram nos cofres da prefeitura são provenientes da União.

Por lá, o prefeito nomeou a esposa, o irmão e o sobrinho para o comando de três secretarias municipais, em um claro ato de nepotismo que sequer foi questionado pelas autoridades estaduais. E mais: ao invés de investir recursos para fazer a cidade avançar, o prefeito parece estar engajado em transformar o município em um verdadeiro polo festeiro.

É que somente em março, a prefeitura lançou uma licitação no valor global de mais de R$ 350 mil, tudo isso para comprar comida para os eventos que serão realizados no município. Isso sem contar os altos valores gastos com Carnaval e a festa de aniversário do município, que aconteceram nos últimos dois meses.

Enquanto o povo vive com as poucas migalhas que recebe da prefeitura, e o município permanece completamente estagnado e dependente dos recursos da União, o prefeito parece ter abdicado do seu cargo público para atuar como promotor oficial de eventos da prefeitura.

Em tempo: Aguardemos o posicionamento do Ministério Público Estadual!

Detalhe – O vídeo do 1 Minuto com Sérgio Machado não foi produzido em razão de reestruturação no estúdio de gravação da SerTão TV.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo