Ceará tem duas mortes e nove casos de leptospirose confirmados, informa Secretaria de Saúde

24 de abril de 2019 às 08:56

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que o Ceará possui nove casos de leptospirose confirmados até o dia 06 de abril. Desse número, sete foram em Fortaleza e dois em Caucaia. A informação está contida na  atualização semanal das Doenças de Notificação Compulsória.

Até o momento, foram confirmadas duas mortes pela doença, no entanto, pensava-se que havia ocorrido somente uma. Contudo, a outra morte ocorreu no bairro Lagamar, sendo confirmado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A bactéria é espalhada no ambiente com as enchentes, após esgotos e bueiros contaminados com urina de rato entrarem em contato com águas da chuva.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, febre e dor muscular nas panturrilhas, porém, os demais sintomas podem fazer a doença ser confundida como zika ou chikungunya, transmitida pela mosquito Aedes aegypti, como febre, dor muscular, vômito, diarreia e dor de cabeça.

Em casos mais graves, podem se apresentar insuficiência renal e respiratória, além de hemorragia, podendo causar óbitos.

Em 2018, foram 47 confirmados e dez óbitos em razão da doença no Ceará.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo