Home Recursos Hídricos 26 municípios estão em situação de emergência em razão da seca, decreta...

26 municípios estão em situação de emergência em razão da seca, decreta Governo do Estado

O Governo do Estado decretou situação de emergência em 26 municípios cearenses em razão da seca, desastre crônico, gradual e previsível. O documento está sob nº 33.047, de 26 de abril de 2019, assinado pela governadora em exercício Izolda Cela.

Ao todo, conforme o capitão Aluízio Freitas, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), 26 municípios possuem áreas rurais com dificuldade no abastecimento de água potável da população, 15 registram prejuízos agrícolas, e sete na pecuária.

De acordo com a Coordenadoria, os municípios de Boa Viagem, Mombaça, Monsenhor Tabosa e Pereiro tiveram o abastecimento da área urbana prejudicado.

Entre as medidas para solucionar ou amenizar os problemas causados pela seca, o capitão Aluízio afirma que os planos são de dar continuidade ao abastecimento emergencial de água potável por meio da Operação Carro-Pipa federal, executada pelo Exército Brasileiro nas áreas rurais afetadas, e da Operação Carro-Pipa estadual, executada pela CEDEC, nas áreas urbanas afetadas (Boa Viagem, Mombaça, Monsenhor Tabosa e Pereiro).

“Também podem ser renegociadas as dívidas de financiamentos contratados de linhas de crédito especiais do Banco do Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, destinadas a atender o setor produtivo rural desses municípios em emergência por seca”, inclui Aluízio.

O decreto ainda confirma a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) para prestar apoio às cidades afetadas no Estado.

Confira a lista:
Prejuízo no abastecimento da área urbana
Boa Viagem, Mombaça, Monsenhor Tabosa e Pereiro

Dificuldade no abastecimento de água potável da população em áreas rurais
Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Caririaçu, Cascavel, Catarina, Catunda, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapajé, Jaguaretama, Jaguaribara, Jati, Limoeiro do Norte, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Nova Olinda, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Reriutaba, Saboeiro, Solonópole, Tarrafas e Tauá

Prejuízos agrícolas
Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapajé, Jaguaretama, Jaguaribara, Jati, Limoeiro do Norte, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pereiro, Saboeiro, Solonópole, Tarrafas e Tauá

Prejuízos na pecuária
Jaguaribara, Jati, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Saboeiro e Tarrafas

Repórter Ceará com O POVO

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here