1 Minuto com Sérgio Machado – 2020: A chance de reeleição dos prefeitos

10 de maio de 2019 às 12:12

Conforme o tempo vai passando, maiores se tornam as movimentações políticas para as eleições municipais que se aproximam. No minuto que lançamos antes de ontem, eu falei sobre as previsões que já podem ser feitas para 2020 e concluí mencionando que há uma relação direta entre o número de candidatos e a chance de reeleição dos prefeitos.

E no minuto de hoje, eu decidi voltar a este tema com o objetivo de esclarecer como a pulverização das candidaturas pode ajudar na reeleição daqueles que querem continuar no comando das prefeituras.

O primeiro ponto é que, como eu expliquei no último minuto, há uma tendência para que novos nomes entrem na disputa pelo executivo municipal. O problema é que apesar do número de candidatos aumentar, o número de eleitores permanecerá o mesmo, o que significa que os eleitores da oposição estarão divididos e a suas chances de eleger um prefeito serão muito menores.

Do outro lado da disputa estará o prefeito, que tem sob o seu controle a máquina pública, que é a principal fonte de emprego e renda em boa parte das nossas cidades. E isso significa, que o prefeito tem alguma popularidade naquele território e que as muitas pessoas que precisam da prefeitura para sobreviver, não só votarão no prefeito, mas também farão campanha pra ele.

Além disso, se cinco candidatos da oposição resolvem entrar na disputa pela prefeitura, o tempo de propaganda e os recursos do fundo eleitoral terão que ser divididos entre esses cinco, quando, na verdade, eles poderiam ser usados apenas por um candidato apoiado por uma coligação opositora. Já o prefeito, tem o seu tempo e os recursos preservados.

Mas, apesar de reconhecer que há uma tendência para o surgimento de novos nomes na disputa, eu suponho que esses novos nomes poderão abrir mão de suas candidaturas ao considerarem as dificuldades de vencer a corrida eleitoral em cidades que não têm segundo turno, como é o caso da nossa.

Por isso, as chances da oposição serão definidas pela quantidade de candidatos opositores.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo