Home Política Vídeo: “Quem criou o boato foi o governo”, declara Capitão Wagner sobre...

Vídeo: “Quem criou o boato foi o governo”, declara Capitão Wagner sobre fim dos cortes nas universidades

O deputado federal Capitão Wagner (PROS-CE) usou a tribuna da Câmara Federal ontem, 14, para comentar a informação de que os cortes nas universidades irão continuar, conforme a Casa Civil e os ministérios da Educação e Economia após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ter ordenado o fim do contingenciamento.

A informação de que a medida ainda continuará foi divulgada pela líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), através de postagem no Twitter. Na ocasião, a parlamentar classificou as notícias que informavam o fim dos cortes como “boato barato”.

“Se há boato barato, quem criou o boato foi o governo. Como aliado do governo, eu não vou admitir ser chamado ao Palácio do Planalto para tratar de uma questão séria como essa, presenciar o Presidente da República pegar um celular, ligar para o ministro [da Educação] na presença de vários líderes partidários — estavam lá o líder do PROS, o líder do PV, o líder do Podemos, o líder do governo, o líder do PSL — e, com todas as letras, dizer: ‘a partir de agora, o corte está suspenso’. Se o governo não sustenta o que o Presidente falou na frente de cerca de doze parlamentares, não sou eu que vou passar por mentiroso”, declarou Wagner na tribuna.

Manifestações

Protestos em defesa da educação estão previstos em todo o país nesta quarta-feira, 15. As manifestações são contrárias ao bloqueio de recursos de cerca de 30% do orçamento de despesas para custeio das universidades e institutos federais anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), sob comando do ministro Abraham Weintraub. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), greves e atos foram convocados para todos os estados do Brasil.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) afirmou, em nota oficial, que “em conjunto com diversos movimentos educacionais, convocou o dia 15 de Maio como o Dia Nacional em Defesa da Educação, em que em todos estados do Brasil estudantes, professores, trabalhadores e a sociedade em geral irão às ruas contra os cortes e perseguições às nossas universidades, institutos e escolas.”

Confira o pronunciamento completo:

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here