1 Minuto com Sérgio Machado: Esquerda e direita e os conflitos nas redes sociais

16 de maio de 2019 às 18:53

Nos últimos meses, as redes sociais têm fornecido inúmeras demonstrações do agravamento da polarização entre os grupos políticos de pensamento contrário. De um lado, estão aqueles que defendem o governo em todas as suas ações, e do outro, se encontram aqueles que o atacam em todas as suas medidas.

Vez ou outra aparecem alguns usuários moderados, que logo são sufocados pela histeria coletiva dos militantes, ativistas e eleitores convertidos que parecem ter encontrado nessa briga política um sentido para suas vidas pacatas.

Na cabeça dessas pessoas o mundo está dividido em duas partes: ou é amigo, ou é inimigo; ou é aliado, ou é adversário; ou é favorável, ou é contra. E o pior de tudo é que essa gente não se contenta em pensar assim, eles também querem que todos pensem da mesma forma e tomem partido nessa briga de versões políticas.

E o mais grave desse comportamento virulento é que ele é alimentado principalmente pelas notícias falsas, que tiram as informações de contexto com o objetivo de transformar a notícia em uma arma política para atacar opositores ou exaltar os aliados.

Suprimir as divergências e atacar aos divergentes é o divertimento dos autoritários e uma ameaça à democracia. É preciso entender que um mesmo fato pode ser visto de duas formas diferentes e essas visões antagônicas não estão necessariamente erradas. Por isso, precisamos renovar nosso compromisso com a verdade, reforçar nosso discurso moderado e retomar a civilidade no mundo virtual.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo