O Quarto Poder da democracia

1 de junho de 2019 às 10:49
0

A data oficial em que se comemora o Dia da Imprensa Brasileira é hoje, 1º de junho. O dia foi escolhido em razão da primeira publicação do Correio Braziliense, jornal de caráter ideológico editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em Londres, no ano de 1808. O periódico foi lançado três meses antes do jornal A Gazeta, com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.

Historicamente, a imprensa brasileira passou a se desenvolver e se tornar mais popular com a abolição da escravatura, os avanços na educação básica, o barateamento dos custos de produção e possibilidade de inserção de imagens nos semanários, que depois se tornaram periódicos.

A imprensa sempre foi, e sempre será, primordial para o exercício pleno da democracia, sendo considerada o Quarto Poder por sua influência e capacidade de transmitir informações para a população, no caso do Brasil, sobre fatos que ocorrem no País. Desde o rádio até os telejornais, a prestação de serviço deve ser garantida, levando conhecimento aos populares.

Seja o repórter, o redator, o câmera ou o editor, a imprensa não seria ela mesma se um agente atuante estiver em falta. Tudo depende da informação, da responsabilidade com o noticiado e da união de diversas pessoas e equipamentos em prol de um só objetivo: Levar o melhor conteúdo, verídico, para os quatro cantos do Brasil.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo