O Quarto Poder da democracia

1 de junho de 2019 às 10:49

A data oficial em que se comemora o Dia da Imprensa Brasileira é hoje, 1º de junho. O dia foi escolhido em razão da primeira publicação do Correio Braziliense, jornal de caráter ideológico editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em Londres, no ano de 1808. O periódico foi lançado três meses antes do jornal A Gazeta, com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.

Historicamente, a imprensa brasileira passou a se desenvolver e se tornar mais popular com a abolição da escravatura, os avanços na educação básica, o barateamento dos custos de produção e possibilidade de inserção de imagens nos semanários, que depois se tornaram periódicos.

A imprensa sempre foi, e sempre será, primordial para o exercício pleno da democracia, sendo considerada o Quarto Poder por sua influência e capacidade de transmitir informações para a população, no caso do Brasil, sobre fatos que ocorrem no País. Desde o rádio até os telejornais, a prestação de serviço deve ser garantida, levando conhecimento aos populares.

Seja o repórter, o redator, o câmera ou o editor, a imprensa não seria ela mesma se um agente atuante estiver em falta. Tudo depende da informação, da responsabilidade com o noticiado e da união de diversas pessoas e equipamentos em prol de um só objetivo: Levar o melhor conteúdo, verídico, para os quatro cantos do Brasil.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo