Home Meio Ambiente Presidente Sarto faz distribuição de copos reutilizáveis no Dia do Meio Ambiente

Presidente Sarto faz distribuição de copos reutilizáveis no Dia do Meio Ambiente

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), participou nesta quarta-feira, 05, da entrega simbólica de copos de acrílico reutilizáveis aos servidores da Casa. A iniciativa é alusiva ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A ideia tem como objetivo reduzir o consumo de copos descartáveis no âmbio do Poder Legislativo. Por meio desta e outras ações, a Assembleia cearense demonstra na prática seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Durante o evento, foram distribuídos ainda folhetos de conscientização e educação ambiental. A atividade faz parte das ações da campanha institucional da AL “Ideia Certa”, que tem objetivo de informar à população sobre os direitos e deveres e conscientizar sobre temas como sustentabilidade, saúde e educação. Neste mês, a campanha destaca a conscientização para a preservação ambiental.

“A ideia é discutir essa questão hoje, especificamente no dia Mundial do Meio Ambiente, quais são as atitudes e hábitos que terminam por prejudicar o meio ambiente”, ressaltou José Sarto.

O presidente lembrou que a iniciativa se soma a outras ações que Assembleia tem realizado, no sentido de mobilizar os servidores na busca de um ambiente mais sustentável. “A Casa tem a obrigação de servir de exemplo, somos formadores de opinião, somos servidores públicos e precisamos compreender essa noção de agir corretamente”, ressaltou.

José Sarto destacou que a degradação ambiental vem afetando os ecossistemas e provocando o desequilíbrio de várias formas de vida que integram a diversidade natural. “A pauta do meio ambiente é para hoje, afeta nossa vida. É preciso debater a questão da poluição, da preservação dos mananciais, da utilização de recicláveis”, citou. O parlamentar também defendeu o envolvimento do público infantil na questão ambiental.

Sarto informou que cerca de 4 milhões de pessoas morrem por dia no mundo por causa da poluição. “A reação do meio ambiente já cobra hoje e vai cobrar mais intensamente para a próxima geração”, ponderou.

O deputado Danniel Oliveira (MDB) enalteceu a distribuição dos copos aos servidores. Para ele, a iniciativa serve de modelo para outras instituições. “É um exemplo para o Ceará e também outros órgãos federais, estaduais e municipais para que exerçam a prática de boa gestão”, destacou.

A Assembleia adotou um conjunto de ações de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequadas do lixo produzido em seu espaço. A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Casa já foi premiada com o selo A3P do Sistema de Monitoramento Socioambiental em reconhecimento às ações de sustentabilidade adotadas.

O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), Luís Edson Corrêa, disse que a Assalce trabalha há bastante tempo junto ao servidor. “A Agenda A3P foi uma ideia de um servidor, que foi ao Ministério do Meio Ambiente e trouxe essa ideia para cá. Hoje a Assembleia do Ceará é um dos primeiros órgãos do Brasil a implantar uma Agenda Ambiental para administração pública”, salientou.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here