Editorial: 12 partidos e a Prefeitura de Fortaleza

21 de junho de 2019 às 18:29

Com declarações dos partidos que afirmam ter interesse em lançar candidaturas próprias e nomes ventilados para a imprensa, especula-se que cerca de 12 legendas pretendem disputar a Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2020. São elas: PDT, PROS, PV, PSL, NOVO, PR, PT, MDB, PSDB, SD, PSOL e PSTU.

Começando pelo PT, o partido cogita lançar a deputada federal Luizianne Lins, a terceira mais votada do Ceará em 2018, para disputar, novamente, a Prefeitura da Capital. Luizianne já foi prefeita da cidade e não descartou a possibilidade de uma aliança com os irmãos Ferreira Gomes (Cid e Ciro) para o pleito de 2020.

Sobre o assunto, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) comentou que “a probabilidade é cada vez menor”. Portanto, seu pronunciamento remete que a sigla pedetista terá um candidato próprio, de onde se cogitam quatro nomes: José Sarto (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará); Élcio Batista (Secretário da Casa Civil); Samuel Dias (Secretário de Governo) e Águeda Muniz (Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza). É levantada, também, a hipótese do senador Cid Gomes vir a disputar o pleito, dependendo do quadro eleitoral. Ele, no entanto, nega que será candidato.

Um dos principais adversários das duas siglas anteriores é Capitão Wagner (PROS), o deputado federal eleito com mais votos dos cearenses e que, somente de Fortaleza, conseguiu um capital eleitoral de 176.221 votos, em 2018. No entanto, ainda não se sabe se sua candidatura será alinhada ao PSL, visto que o parlamentar já fez duras críticas ao Governo Federal e é alvo, de forma negativa, do deputado estadual André Fernandes (PSL) em diversas declarações.

Falando em André, o deputado estadual mais votado em 2018 pelos cearenses, recebeu 54.943 votos dos fortalezenses. Seu nome, até o momento, paira com uma interrogação, se irá ou não ser candidato do PSL para a Prefeitura de Fortaleza. O motivo, suas declarações e as polêmicas em que vêm se envolvendo na ALCE. Recentemente, André foi destituído do comando da sigla na Capital.

Logo após André, no quadro de mais bem votados em 2018, aparece o nome de Renato Roseno (PSOL), que é considerado um interesse da militância para disputar o Paço da Capital.

Partindo para a esfera federal, o deputado que teve o segundo melhor saldo de votos dos fortalezenses, Célio Studart (PV), é um nome cotado para a disputa. Presidente do PV de Fortaleza, o parlamentar alega que seus eleitores o pedem para ser pré-candidato à Prefeitura, mas que, até o momento, seu horizonte é “seguir sendo deputado federal pelo período que a população do Ceará” o delegou.

Opositor do governador Camilo Santana (PT), o deputado estadual Heitor Férrer (SD) também pode entrar no pleito, pois, como o próprio parlamentar informou, o partido tem interesse em seu nome. Já o PSDB deverá indicar o ex-deputado estadual e presidente da legenda em Fortaleza, Carlos Matos, e o PR, Silvana Oliveira, atual deputada estadual e pertencente à base aliada do Governo do Estado.

Geraldo Luciano, filiado ao NOVO, é outro nome que deverá entrar na disputa. Em 2017, especulava-se que o mesmo disputaria o Palácio da Abolição contra Camilo.

O MDB e o PSTU, no entanto, são duas incógnitas quanto aos nomes, já que não se sabe quem, mas se conhece a pretensão em lançar candidaturas próprias para o Executivo da Capital.

No final, as eleições municipais de 2020, marcadas para o dia 04 de outubro em primeiro turno e, segundo turno, para o dia 25 do mesmo mês, reunirão diversas siglas para a disputa da Prefeitura de Fortaleza. Seu resultado implicará em ações que repercutirão por quatro anos, além das relações com os demais membros no Poder na esfera estadual e federal. Afinal, são 12 partidos e uma Prefeitura, com um só desejo: Assumir o Executivo da 2ª cidade mais rica do Nordeste e a 10ª do País.

Editorial do Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo