Home Polícia Civil Mais de uma tonelada de drogas apreendidas em todo o Estado é...

Mais de uma tonelada de drogas apreendidas em todo o Estado é incinerada pela Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), realizou, na manhã desta sexta-feira, 28, a incineração de mais de uma tonelada de drogas apreendidas em ações policiais de 2011 até este ano. A queima dos entorpecentes aconteceu em uma cerâmica, situada no município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) – Região Metropolitana de Fortaleza.

A ação da Polícia Civil do Ceará integra a programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que acontece no período de 24 a 28 de junho, em todo o País. O período também é alusivo ao dia 26 de junho, em que é lembrado o Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No total, foram queimados 842,6 quilos de maconha, 29,9 quilos de crack, 81,5 quilos de cocaína, 141,2 quilos de mineíta (pó utilizado na mistura de cocaína), 21.931 unidades de comprimidos psicotrópicos e 34,4 litros de um entorpecente líquido conhecido popularmente como “loló”. As drogas foram apreendidas em atuações da Polícia Civil ocorridas entre os anos de 2011 e 2019, em operações desencadeadas em Fortaleza, Região Metropolitana e interior do Estado. Compareceu à carbonização do material, o diretor da DCTD, Pedro Viana, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Wander Magalhães, representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de policiais civis da unidade especializada no combate às drogas do Ceará.

Os entorpecentes fazem parte de 622 inquéritos policiais instaurados entre 2011 até este ano. O material ilícito foi apreendido a partir de ações ocorridas nas cidades de Aracati, Baturité, Caucaia, Chorozinho, Fortaleza, Icó, Itaitinga, Maracanaú, Pacatuba e Viçosa do Ceará.

Semana Nacional Sobre Drogas

A Semana Nacional Sobre Drogas acontece em diversas cidades brasileiras e está prevista no calendário internacional, que tem o dia 26 de junho como marco. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime lidera a campanha global para aumentar a conscientização sobre o grande desafio que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo. O objetivo da campanha é mobilizar apoio e inspirar as pessoas a agirem contra o uso problemático de drogas.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here