Home Segurança Ceará terá sua primeira coronel mulher na Polícia Militar após 25 anos

Ceará terá sua primeira coronel mulher na Polícia Militar após 25 anos

A Polícia Militar do Ceará celebrou, na tarde desta sexta-feira, 05, os 25 anos da presença feminina nas fileiras da corporação. Para a data especial, o Governo do Ceará reservou anúncios históricos. Durante cerimônia comemorativa da data, realizada no Quartel do Comando Geral, o governador Camilo Santana divulgou que o Estado terá a sua primeira coronel mulher. A profissional será nomeada em agosto, quando ocorrerá o próximo evento de promoções para os profissionais militares.

Outra novidade anunciada pelo chefe do Executivo foi que a gestão estadual trabalha na realização de novo concurso para a PM, e nele haverá o aumento das vagas ofertadas para mulheres de 5% para 15%. Em seu discurso, o governador afirmou que as medidas simbolizam a demonstração de confiança que o Governo tem na representatividade e na colaboração feminina dentro do quadro da Segurança Pública do Ceará.

“Agradeço a cada uma das mulheres que fazem a Polícia Militar do Ceará nesses 25 anos. Mulheres guerreiras que optaram pela defesa da sociedade. E não é fácil essa missão. Portanto, da minha pessoa como governador deste Estado, cada uma delas terá sempre minha eterna gratidão. Em nome do povo cearense, agradeço às policiais que estão diariamente nas ruas defendendo nossas famílias”, disse Camilo.

O Jubileu de Prata das policiais femininas também contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, do secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Paulo Sérgio, e do Coronel Comandante Geral da PMCE, Alexandre Ávila. Também estiveram no evento membros do secretariado estadual, além de oficiais e praças do órgão.

Para a vice-governadora, a comemoração dos 25 do ingresso das mulheres na Polícia Militar é momento de lembrar o enriquecedor trabalho das policiais na luta diária nas ruas dos municípios cearenses.

“Com essa presença, as mulheres trazem para dentro da Segurança Pública a representação singular do feminino. É fundamental para a instituição ter o olhar, a visão, a perspectiva da mulher sempre contribuindo para o cumprimento da missão da PM, que é proteger a população. A presença das mulheres faz com que a corporação seja melhor.”

Atualmente, 813 mulheres fazem parte do efetivo da corporação. As policiais são distribuídas nos mais diversos tipos e modalidades de policiamento, assim como, ocupam funções de liderança e posições estratégicas dentro da PMCE.

A solenidade foi toda comandada por mulheres.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here