Home Clima Semana começa com possibilidade de chuva fraca e passageira no litoral e...

Semana começa com possibilidade de chuva fraca e passageira no litoral e no sul do Ceará

A segunda semana do mês de julho começa com previsão de possibilidade de chuva na faixa litorânea e também no extremo sul do Ceará, onde está o Cariri e parte da macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, conforme análise das condições de tempo realizada na manhã desta segunda-feira, 08, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste momento, nota-se, de acordo com imagem de satélite, nuvens sobre o território cearense, principalmente no litoral, associadas à atuação de um sistema classificado por brisa terrestre. Além disto, os meteorologistas apontam que, próximo ao leste da região Nordeste, há também nebulosidade associada à presença de áreas de instabilidade atmosférica que tendem a se deslocar do oceano Atlântico em direção ao continente, o que pode contribuir para o cenário favorável a precipitações em Fortaleza e áreas vizinhas.

Importante: a previsão de possibilidade de chuva indica que as precipitações deverão atingir de 5% a 20% das áreas. Ademais, os resultados indicam que as chuvas serão de fraca a moderada e também passageiras.

Entre hoje e esta terça-feira, 09, além do litoral, o sul segue com possibilidade, mas já na próxima quarta-feira, 10, somente a faixa litorânea seguirá com condições. Neste três dias, o céu ainda terá predomínio de nebulosidade variável, ou seja, a cobertura de nuvens será parcial e variando ao longo do dia.

Balanço

No intervalo entre as 7h deste domingo, 07, e as 7h de hoje, o balanço parcial realizado pela Funceme aponta registros de chuva em, pelo menos, com os maiores em Cariré (15 mm), Aquiraz (12 mm) e Beberibe (12 mm).

Os dados são preliminares e podem ser acompanhados por meio do aplicativo ‘Calendário de Chuvas’ ou ainda pelo endereço www.funceme.br/calendario.

Repórter Ceará (Foto: Thiago Freitas)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here