Home Comentários 1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições 2020: É preciso cautela com...

1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições 2020: É preciso cautela com as pesquisas em redes sociais!

Mesmo faltando pouco mais de um ano para o início do período eleitoral, em vários municípios do país alguns eleitores já começaram a utilizar seus perfis nas redes sociais para formular enquetes com o objetivo de descobrir a intenção em alguns dos possíveis candidatos a prefeito.

Apesar do alto número de participantes que essas enquetes têm registrado, é preciso tomar muito cuidado com os resultados que são apresentados por elas. E eu digo isso porque, em primeiro lugar, essas enquetes não têm nenhuma validade científica e, por isso mesmo, elas não podem ser usadas para representar a opinião da população.

Para que uma pesquisa de opinião tenha validade científica é preciso que ela seja feita seguindo as regras matemáticas de probabilidade, separando o grupo de entrevistados de acordo com a idade, o sexo, o nível de escolaridade, a região em que mora, dentre outros fatores que precisam ser levados em consideração para se obter uma amostra fiel daquela população.

Em segundo lugar, nem todo mundo tem conta em rede social e as pessoas que seguem determinado perfil, o fazem porque têm alguma afinidade com aquele usuário, e essa afinidade pode ser política, o que significa que determinada pesquisa pode apresentar um resultado favorável ao candidato defendido pela mesma pessoa que criou a enquete.

Ou seja, se um eleitor do candidato A faz uma pesquisa de intenção de voto através do seu perfil, é muito provável que o resultado daquela enquete seja favorável ao candidato A. E o mesmo pode acontecer com outros candidatos.

Afora tudo isso, também existe a questão dos perfis falsos, sobre os quais não há como exercer controle e impedi-los que participem das enquetes. Mesmo sabendo que essa prática é errada, nós temos relatos de várias pessoas que criam perfis falsos com o único propósito de atacar reputações e atingir objetivos políticos.

Por isso, precisamos ter muito cuidado com tudo que lemos, vemos e fazemos nas redes sociais, afinal de contas, cautela nunca é demais!

1 Minuto com Sérgio Machado

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here