Home Cultura Mostra Sesc de Culturas chega ao Sertão Central

Mostra Sesc de Culturas chega ao Sertão Central

A cultura sempre figurou entre os principais pilares da atuação do Sesc – Serviço Social do Comércio a partir de ações de fomento e de promoção de acesso às artes. Baseado nessa proposta, o Sesc CE realiza a Mostra Sesc de Culturas, programa de intercâmbio, estímulo e difusão cultural que reúne artistas, pesquisadores e público – do Ceará e de outros estados – em torno de apresentações, ações de formação e outras atividades.

A iniciativa conta com a experiência adquirida ao longo de 20 edições da Mostra Sesc Cariri de Culturas, consolidada como um dos maiores encontro cultural do País. A cada ano, a riqueza artística e histórica da região dialoga com outros saberes, ofícios e personagens, e pulsa ainda mais vibrante.

Agora, a Mostra Sesc de Culturas promove esse encontro em outro território: de 25 e 28 de julho, a Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central acontece nas cidades de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama. Os municípios serão palco de diversas manifestações, com vários atores da cadeia produtiva cultural, imersos em um intenso processo de troca.

Gratuita e aberta ao público, a programação foi estruturada em sete núcleos: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais e Ações Formativas. A expectativa de público na Mostra é de 50 mil espectadores, que participam de mais de 65 ações gratuitas em 19 espaços públicos e equipamentos culturais. A programação é dividida entre shows musicais, mostras de cinema, exposições, rodas literárias, teatro de rua, debates e workshops. Os shows acontecem em quatro palcos – dois em Quixadá e dois em Quixeramobim.Os municípios serão os polos principais da Mostra, enquanto Senador Pompeu e Ibaretama completam o roteiro, recebendo atividades que integram o circuito.

O show de abertura fica a cargo da banda mineira Jota Quest, em Quixadá, na noite do dia 25/07. Mas o pontapé inicial da Mostra acontece já pela manhã,com cortejo pelas ruas de Quixeramobim – onde, no dia 28/06, acontece o show de encerramento, com o cantor, compositor e arquiteto Fausto Nilo, filho ilustre do município, que se apresenta pela primeira vez em sua terra natal. A apresentação ocorre junto a outro ícone da música popular brasileira, o baiano Moraes Moreira, após o encontro na Mostra, os dois seguem em turnê pelo País

Teatro e Formação

Ao todo, foram 42 trabalhos selecionados por curadoria, envolvendo mais de 250 artistas, mestres de cultura e pesquisadores. Um dos recortes fundamentais da programação são as apresentações de teatro de rua, que costuram os quatro municípios participantes em um circuito de artes cênicas.

Trupe Motim (Quixeré), Companhia Larguz Circo (Fortaleza), Cia do Rebote (Brasília-DF), Cia Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim), Grupo Bricoleiros (Fortaleza) e Grupo Giradança (Natal-RN) irão se revezar em espaços abertos das cidades, proporcionando um contato íntimo e acessível com as artes cênicas.

Enquanto os brasilienses da Rebote trazem a linguagem do Clown, no espetáculo “Inka Clown Show”, os potiguares da Cia. Giradança mostram a peça “Proibido Elefantes”, na qual os bailarinos com e sem deficiência física desafiam limites e preconceitos. As duas montagens já rodaram várias cidades do País, arrecadando importantes prêmios no caminho.

Dentro da proposta de intercâmbio cultural, três desses grupos teatrais participam de uma atividade do núcleo de formação, o Papo Criativo, série de encontros que viabilizam conversas entre convidados e públicos, em uma troca orgânica de conhecimentos.

No dia 25/7, às 14h, os integrantes da banda Fanfarrada (RJ), vão dialogar com músicos e grupos do Sertão Central, no centro educativo, Sesc Ler, em Quixeramobim. Às 15h, a Cia do Rebote, a Larguz Circo e a Cia Lamparim reúnem-se para falar sobre seus processos criativos, aspectos do teatro de rua e outros temas.

No domingo 28/7, às 15h, o Papo Criativo reúne nomes de campos tão diversos quanto de atuações fundamentais em suas cidades: mestre Espedito Seleiro (Nova Olinda) e seu excepcional trabalho com o couro; Zilá Carneiro (Quixeramobim) e o ofício dos sapatos artesanais e sustentáveis, que ainda carregam a técnica da renda frivolo; as preciosidades de Antônio Rabelo (Quixeramobim) com a Rabelo Joias; a iconicidade das peças do xilógrafo João Pedro (Juazeiro do Norte).

Além desse encontro, os cariocas da Fanfarrada participam de vivências musicais diretamente nas ruas. Seus integrantes estarão presentes no cortejo inaugural da Mostra, oportunidade ideal para dialogarem, na prática e por meio da música, com artistas e sonoridades da região. Também apresentam o show “Tradições Vanguardistas” na Praça do Memorial Raquel de Queiroz em Quixadá, dia 26/7, às 20h.

Literatura e Música

A descentralização das atividades segue como um dos pilares da construção do projeto: algumas apresentações ocorrem em distritos mais afastados do município, nos espaços de origem dos próprios artistas, com o objetivo de aproximar o público daquela realidade e vivência cotidiana.

É o caso da caravana literária dedicada à escritora Rachel de Queiroz. No dia 28/7, a partir das 8h, um ônibus sairá de Quixadá rumo ao distrito de Daniel de Queiroz, no mesmo município, onde se localiza a fazenda Não Me Deixes.

O local pertencia ao pai da escritora, e lá ela construiu uma casa com o marido, o médico, Oyama de Macedo. Rachel costumava passar meses a fio na fazenda, e ela própria fez o projeto da casa. A ideia da caravana é realizar uma visita guiada no espaço, a partir de um trabalho de mediação.

No núcleo de música, além dos shows de abertura e encerramento, Quixadá e Quixeramobim terão palcos dedicados exclusivamente a bandas independentes, como forma de incentivar e oferecer espaço à produção do Estado.

Audiovisual e Artes Visuais

A Casa de Saberes Cego Aderaldo sedia a exposição Casa Gino, sobre a famosa loja de fotografia de Juazeiro do Norte. Já o núcleo Audiovisual exibe “Onde Nascem os Bravos”, do cineasta fortalezense Daniell Abrew. O filme de faroeste foi gravado em 2015 no cenário da Fazenda Pinhão, localizada em Quixeramobim, sendo o primeiro de uma trilogia do diretor. Escolhido para a Mostra nacional CineSesc, o filme mostra o momento vigoroso do cinema cearense, com produções destacadas no cenário nacional nos últimos anos. Também integram a programação o filme “O Valor do Tesouro Perdido”, primeiro longa do caririense Jaildo Oliveira e uma seleção de curtas-metragens.

O audiovisual também reserva espaço especial para as crianças, com a realização de uma edição da mostra itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude. Tendo estreado em outubro de 2018 em Fortaleza, no Teatro Sesc Emiliano, ela agora chega ao Sertão Central por meio da Mostra Sesc Cariri de Culturas, com uma seleção de curtas-metragens de diferentes países.

Todas as exibições acontecem a céu aberto, no sentido de engajar o máximo de público possível a partir da experiência afetiva de assistir a filmes em espaços públicos da cidade, mas com estrutura que garanta uma projeção de qualidade.

Cursos

No dia 27/7, às 16h, acontece outro momento importante da Mostra, o workshop de lançamento do curso Agentes Culturais do Sertão Central, promovido a partir de uma parceria entre Sesc e Senac. Além da formação de agentes – atores fundamentais na cadeia de produção e difusão artística –, o curso também pretende funcionar como ponto de partida para ativar espaços culturais já existentes nas cidades da Mostra.

O núcleo de formação prevê ainda a realização de quatro oficinas pelo Senac: fotografia com smartphone, figurino, maquiagem e caracterização.

A partir dessas ações de formação, a Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central pretende ir além dos dias da sua programação e iniciar a construção de um legado, ao costurar os ecos do que foi realizado em quatro dias de atividades com o conhecimento que fica das oficinas, workshops e trocas espontâneas entre os participantes.

Serviço
Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central
Data: 25 a 28 de julho
Local: Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Senador Pompeu
Programação completa: http://www.mostracariri.com.br/programacao/

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here