Home Política “Quanto mais calado, melhor, mais fácil se aprova a Previdência”, diz Tasso...

“Quanto mais calado, melhor, mais fácil se aprova a Previdência”, diz Tasso Jereissati sobre declarações de Bolsonaro

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou na Comiss‹o de Constitui‹o, Justia e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (26), parecer sobre 75 emendas de Plen‡rio e quatro emendas da comiss‹o a projeto de resolu‹o (PRS 17/09) que institui o novo Regimento Interno do Senado Federal (RISF). A vota‹o da matŽria estava prevista para esta quarta-feira, mas pedido de vista coletiva encaminhado pelo senador Romero Juc‡ (PMDB-RR) levou o presidente da CCJ, senador Dem—stenes Torres (DEM-GO), a adiar o exame da proposta por 15 dias.

“Acho que a postura que ele deve ter é quanto mais calado, melhor, que aí as coisas fluem com mais tranquilidade”. A declaração foi do relator da reforma da Previdência no Senado Federal, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), sobre os últimos pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

As palavras de Tasso foram declaradas para a Folha de S.Paulo, em entrevista.

Na ocasião, Tasso ainda afirmou que assuntos como a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente, para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos devem ser evitados “para não contaminar o ambiente”.

“Aquelas declarações, algumas iniciativas, ele pode suspender, por enquanto, para não contaminar o ambiente. Por exemplo, a indicação do filho como embaixador. O Senado é que vai respaldar ou não uma possível indicação para embaixador nos Estados Unidos. Qualquer coisa que venha contaminar o ambiente não é bom que venha do Poder Executivo”, disse.

Segundo o senador, a relação do governo com o Congresso é “horrorosa”.

Mudanças à proposta de reestruturação das regras de aposentadoria já chancelada pelos deputados devem ser feitas pelos senadores em uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) paralela, a ser preparada por Jereissati.

Além disso, o relator considera retomar o debate sobre a criação de um novo sistema de aposentadorias, a capitalização, no qual cada trabalhador faz a própria poupança.

Repórter Ceará com Folha de S.Paulo

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here