Assembleia Legislativa instala frente parlamentar e anuncia ações para o Setembro Amarelo

13 de agosto de 2019 às 15:20

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio realiza a primeira reunião ordinária nesta quarta-feira, 14, às 9h30min, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Na ocasião, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) apresentará as diretrizes da frente e as ações da Casa para o Setembro Amarelo, mês em que se fortalece a sensibilização do tema junto à sociedade em decorrência do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

A depressão será a doença mais incapacitante do mundo até 2020, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2018, quatro auxílios-doença foram concedidos no Ceará a cada 24 horas por conta da depressão, segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – um aumento de 38,6% entre 2017 e 2018.

Uma das consequências da depressão é o atentado contra a própria vida. A estimativa é que, já no ano que vem, deverá haver cerca de um milhão e meio de suicídios em todo o planeta. O Brasil é o líder na América Latina. Entre 2000 e 2016, houve uma alta de 73% em números de suicídios em todo o País. O Ceará é o primeiro do Norte e Nordeste e o 5º do País em número de casos de pessoas que tiram a própria vida. Especialistas apontam para o problema da subnotificação para esse tipo de óbito.

“A doença atinge pessoas de todas as classes sociais, idades, gêneros e cores. É preciso falar sobre o assunto de forma responsável para quebrar estigmas e informar como as pessoas podem agir para tratar a depressão e prevenir casos de suicídios”, afirma o deputado Evandro Leitão. “A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio é uma forma que encontramos para propor políticas públicas e ações concretas para combater o avanço dessa doença em nosso Estado”, complementa.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo