Home História De hospital a Casa de espetáculos cinematográficos: Conheça a história do Teatro...

De hospital a Casa de espetáculos cinematográficos: Conheça a história do Teatro da Ribeira dos Icós

De hospital para casa de espetáculos cinematográficos. Esse é um breve do resumo do Teatro da Ribeira dos Icós, localizado no município de Icó. O edifício, construído no século em 1860 pelo médico francês Dr. Pedro Thebérge, possui características neoclássicas.

Em 1862, durante a epidemia de cólera que matou 1/3 da população de Icó, Dr. Pedro Thebérge usou o Teatro da Ribeira como hospital, para atender aos pobres.

Após isso, serviu durante anos como casa de espetáculos cinematográficos. Após 1950, houve um período em que o prédio serviu de forma adaptada a exibições de filmes e na década de seguinte, no salão, funcionou uma emissora de rádio.

Conforme a história, no dia da inauguração, a elite de Icó mandava os empregados ao teatro para ver se alguém havia chegado e que roupa estava vestindo. O motivo: Ninguém queria chegar primeiro e todos queriam brilhar mais. Nessas idas e vindas, o baile programado acabou não acontecendo e o teatro nunca foi inaugurado.

Atualmente, o prédio é protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983. (15.237 de 14 de setembro de 1982).

Repórter Ceará – Foto: @mariapelasruas

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here