Home Tecnologia Uece desenvolve aplicativo que facilita compreensão sobre clima e tempo do Ceará

Uece desenvolve aplicativo que facilita compreensão sobre clima e tempo do Ceará

O Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), acaba de desenvolver o aplicativo ClimaCE, que tem como principal objetivo facilitar o ensino e a aprendizagem de conceitos da climatologia.

Disponível para Android, o software é resultado da pesquisa de dissertação do mestrando José Bruno Marques Fernandes, sob orientação do professor da Uece e coordenador do Mestrado, Emerson Mariano da Silva, e coorientação do professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Valdemir Júnior. O trabalho tem como tema “O Uso de um Aplicativo como Ferramenta para o Ensino de Conceitos de Climatologia em Escola Pública do Ceará”.

Bruno explica que a ideia surgiu na sala de aula enquanto ensinava. “Sou professor do Estado, professor de Geografia. Na escola onde leciono, na disciplina de Mudanças Climáticas, em que levo questões ligadas ao clima do Ceará, percebi uma certa dificuldade dos alunos na compreensão sobre a diferença entre tempo e clima, e de temas meteorológicos que causam chuva no Ceará. Foi daí que tive a ideia de desenvolver um aplicativo voltado pra facilitar o conhecimento desses assuntos”.

De acordo com o orientador da pesquisa, “a ideia foi aliar uma ferramenta atual, que os estudantes dessa nova geração têm muita familiaridade, que são os aplicativos, a um conteúdo importante, para que possamos formar pessoas conscientes do que é o clima e o que são as consequências das mudanças climáticas em nossa comunidade”, destacou o professor Emerson Mariano.

Apesar de criado pensando no ensino, o aplicativo é uma ferramenta útil para toda a população. É uma forma de popularizar informações que nem sempre são bem compreendidas pela sociedade. “Essa é a ideia, de facilitar para o público em geral o entendimento dessa relação entre o homem e o clima… É preciso despertar na sociedade uma consciência climática, uma capacidade para perceber o ritmo de consumo dos recursos naturais que vem causando consequências no clima através de mudanças climáticas locais, regionais”, acrescentou o docente.

Com o aplicativo, é possível ter acesso aos principais temas meteorológicos, a explicações sobre fenômenos que interferem nas chuvas do Ceará, curiosidades, quiz sobre o tema, além de poder direcionar o usuário para sites de importantes órgãos de monitoramento do clima.

O aplicativo ClimaCE está disponível no PlayStore.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

1 comentário.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here