Home Cultura Sobral é destaque entre municípios que mais investem em cultura no Brasil

Sobral é destaque entre municípios que mais investem em cultura no Brasil

A Folha de S. Paulo publicou nesse domingo, 25, uma matéria que destaca os investimentos, em cultura, realizados pelos municípios brasileiros no ano de 2018. Segundo dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi), Sobral ocupa a 11ª posição no ranking dos 50 municípios que mais investiram no setor, com um total de 10,1 milhões, que equivale a 1,55% do orçamento municipal para o mesmo ano.

Para o diretor do Serviço Social do Comércio – Sesc São Paulo, Danilo Miranda, “cultura é educação permanente, formação. É diversidade, democratização de acesso às artes e preservação das manifestações culturais no sentido antropológico do termo”.

Os dados apresentados pela Folha refletem a expansão das políticas culturais realizadas pela gestão do prefeito Ivo Gomes, que de 2017 a 2019 ampliou a participação popular ao ocupar bairros e distritos da cidade, com uma programação diversificada e integrativa que reúne música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura, intervenções urbanas e formações livres, tudo com acesso gratuito e pensado para todos os públicos, gêneros e faixas etárias.

A economia criativa, setor responsável pelo capital criativo, tecnológico e intelectual, também se beneficiou com os investimentos em arte e cultura ao gerar emprego e renda para micro e pequenos empreendedores, além de fortalecer a inclusão econômica-social, criando novas oportunidades de trabalho para artistas, produtores, formadores, organizações sociais, centros culturais, bares, restaurantes, hotelaria, gráficas, e prestadores de serviços relacionados à área.

Para o secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral, Igor Bezerra, os esforços entre o poder público, organizações sociais e a sociedade civil minimizam a vulnerabilidades e evitam riscos sociais. “A cultura é investimento imprescindível em qualquer contexto de promoção da cidadania, atuando estrategicamente como vetor de transformação social, principalmente para a juventude”.

Inspirada pela campanha #OcupaSobral, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto Ecoa, reafirma seu compromisso em promover, democratizar e difundir arte e cultura em todo o território sobralense, ao mesmo tempo em que reconhece tamanho êxito como marco inicial de uma jornada coletiva e permanente. Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesta conquista!

Confira a matéria completa no site da Folha de S.Paulo, clicando AQUI.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here