Ivo Gomes se reúne com Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico

12 de setembro de 2019 às 09:32

Na noite desta quarta-feira, 11, o prefeito Ivo Gomes se reuniu pela 18ª vez com representantes do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico em Sobral, para avaliar e discutir questões sobre a segurança pública do município. Participaram do encontro representantes das Polícias, Judiciário, Ministério Púbico, Defensoria Pública e Poder Executivo.

Durante a reunião, foi apresentada uma proposta que visa dar maior rapidez à destinação das armas de fogo apreendidas pelos agentes de segurança no município. Atualmente, as armas apreendidas chegam às delegacias e são encaminhadas para a perícia, que é realizada pela Perícia Forense do Estado (Pefoce), em Fortaleza. Depois de periciado, o armamento volta para as delegacias onde aguarda a liberação do juiz e só então é encaminhado para o Exército para ser destruído. O processo é o mesmo em todo o país. Ocorre que a demora acaba gerando acúmulo de armas nas delegacias.

Para dar mais celeridade ao procedimento, a ideia é eliminar a perícia nos casos em que ela é dispensável. Assim, as armas poderiam passar da Pefoce direto para o Exército. Com a implantação do novo fluxo, espera-se reduzir o tempo entre a apreensão e a destruição das armas, que hoje ocorre em um prazo superior a um ano, para 90 dias.

“Nós estamos traçando uma dinâmica diferente no sentido de evitar o trabalho da Pefoce naquelas situações em que a perícia é desnecessária. Na nossa estimativa, isso tende a diminuir o trabalho da Pefoce em cerca de 70% com laudos de armas de fogo realizados desnecessariamente”, explica o juiz Cavalcante Neto, da 1ª Vara Criminal de Sobral.

A implementação da medida depende agora de uma portaria conjunta entre Ministério Público, Poder Judiciário e Pefoce. Cada uma das instituições irá tratar a normatização dos fluxos internos para a adequação à proposta.

A expectativa é que a experiência, fruto dos esforços do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico, seja iniciada em Sobral ainda este ano.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo