Home MPCE Decon Viajante visita mais cinco municípios no mês de setembro

Decon Viajante visita mais cinco municípios no mês de setembro

Na última semana do mês, de 23 a 27 de setembro, a van itinerante do Decon Viajante visita os municípios de Novo Oriente, Ipaporanga, Ararendá, Poranga e Croatá realizando atendimento especializado. A iniciativa é coordenada pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Ceará (MPCE). A população terá a oportunidade de tirar dúvidas e registrar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços e contra estabelecimentos que descumpram as leis.

A van itinerante do Projeto fica estacionada nas Praças Centrais de cada cidade, sempre das 8h às 14h. O veículo seguirá o seguinte cronograma: (23) Novo Oriente, (24) Ipaporanga, (25) Ararendá, (26) Poranga, (27) Croatá.

Além dos serviços de atendimento à população, o Decon Viajante também oferece serviços de palestras jurídicas, cartilhas informativas sobre empréstimos consignados e financiamento de imóveis, por exemplo. Palestras com os projetos Decon nas Escolas, que buscam orientar os jovens a partir de uma linguagem mais informal e também do Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (Propoa), que busca orientar produtores e consumidores sobre a melhor maneira de identificar e ter conhecimento sobre os produtos de origem animal que estão consumindo.

Segundo a secretária-executiva do Decon, Ann Celly Sampaio, muitas vezes, através dos atendimentos, é possível perceber quais os problemas mais relatados naquele município, fazendo um diagnóstico pra uma atuação precisa do órgão e do promotor de Justiça. “Quando voltamos à Fortaleza, fazemos um relatório e remetemos ao promotor mostrando o que aconteceu. Nos casos mais graves, muitas vezes, precisamos nos encontrar com os promotores de justiça pra conversar e ver qual a melhor forma de atuar”, explica a promotora de Justiça.

Repórter Ceará – MPCE (Divulgação/MPCE)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here