1 Minuto com Sérgio Machado – Centenário de Virgílio Távora: O legado de um grande homem

27 de setembro de 2019 às 19:09

No próximo domingo, se completará o centenário de Virgílio Távora, um dos políticos mais importantes e prestigiados da história cearense. Virgílio nasceu no Jaguaribe e, por influência de alguns familiares, entrou para a Escola Superior de Guerra e, alguns anos mais tarde, se tornou coronel do Exército. Mas foi no campo da política onde ele construiu a sua história e deixou seu maior legado.

Em 1950 e 1955 foi eleito deputado federal pela antiga UDN, atuando como representante da oposição ao governo Juscelino Kubitscheck; mais tarde ocupou a chefia do Ministério dos Transportes, mas deixou o cargo para se tornar governador do Ceará. Depois foi eleito deputado federal pela terceira vez e em seguida se tornou senador. Já em 1978, após ser indicado pelo presidente Ernesto Geisel, ocupou novamente o governo do estado e na sequência conquistou, mais uma vez, uma cadeira no Senado.

Enquanto governador do Ceará, Virgílio empreendeu sucessivos esforços no sentido de levar a energia elétrica gerada na Usina de Paulo Afonso a todos os municípios do estado, o que acabou por lançar as bases estruturais para o posterior desenvolvimento da economia cearense e a construção do Distrito Industrial. Foi também na sua gestão que ocorreu o lançamento do “Plano de Metas do Governo”, que acrescentou uma boa dose de racionalidade à administração estadual.

E é exatamente por esse forte e indiscutível legado que durante toda essa semana vários textos foram escritos e pronunciamentos foram feitos como uma forma de lhe prestar a devida homenagem. E nós do Sistema Maior de Comunicação não poderíamos fazer diferente, ainda mais quando se trata de um grande e fiel amigo do saudoso deputado Alfredo Almeida Machado.

Um Minuto com Sérgio Machado

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo