1 Minuto com Sérgio Machado – O suicídio e a imprensa: Quando e como noticiar?

3 de outubro de 2019 às 10:18

O suicídio é uma das preocupações mais prementes entre aqueles que lidam com jovens na escola, dentro de casa, na igreja ou até mesmo no ambiente de trabalho. E essa preocupação tem como fundamento os dados que mostram o aumento no número de casos registrados todos os anos no Brasil e no mundo.

Na esteira desse fenômeno dramático, os veículos de comunicação têm buscado assumir uma posição mais prudente, evitando noticiar essas ocorrências ou tentando dar a elas um pouco menos de atenção. E isso tem sido feito justamente porque se entende que o simples ato de noticiar e de divulgar casos de suicídio pode influenciar outros jovens a também cometê-lo.

Mas infelizmente, na contramão dessa postura sensata adotada pelos profissionais de imprensa, atuam sites e blogs, que na corrida desenfreada por visualizações, têm dado muita atenção a esses casos, atribuindo a eles manchetes sensacionalistas, tentando gerar repercussão e comover a população.

Essa não deve ser a postura de um profissional vocacionado a servir à sociedade por meio da informação. O melhor a fazer é evitar noticiar esses casos, mas quando isso se fizer necessário, é importante dar a eles um tratamento equilibrado, buscando evitar alardes e uma exagerada repercussão.

E, só para finalizar, eu não estou dizendo que não devemos falar sobre o suicídio. Muito pelo contrário. O tema precisa sim ser conversado, mas de uma maneira adequada, abordando as causas, como o bullying e a depressão, de modo a identificar os sinais aparentes de uma possível tendência ao suicídio, para que assim se possa intervir o quanto antes nessa situação.

Um Minuto com Sérgio Machado

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo