1 Minuto com Sérgio Machado – Conselho Tutelar: Eleições serviram como preparativos para 2020

9 de outubro de 2019 às 18:48
0

No último domingo aconteceram as eleições para a escolha de conselheiros tutelares em todos os municípios do país. Em Quixeramobim, foram eleitos cinco titulares que tomarão posse em janeiro de 2020, quando começarão a cumprir um mandato de quatro anos, com dedicação exclusiva ao cargo.

Algumas evidências apontam que tanto o período de campanha quanto a própria eleição serviram como um verdadeiro ensaio para a disputa eleitoral do próximo ano.

A primeira dessas evidências está diretamente relacionada com os números da votação. Ainda que o voto não seja obrigatório, este ano houve um aumento de mais de 26% no número de votantes em comparação com 2015. Isso diz muito sobre a disposição popular em exercer seu direito de escolha e aponta que em 2020 deveremos ter menos ausência nas urnas.

A segunda evidência aponta para a pulverização dos votos. Apesar de em 2015 o número de eleitores ter sido menor e o número de candidatos ser o mesmo, todos cinco eleitos receberam mais de 1300 votos. Já este ano, somente a primeira colocada obteve mais que mil votos, mas ainda sim, não conseguiu chegar à casa dos 1300. Isso indica que no próximo ano, a depender do número de candidatos, os votos tenderão a ser menos concentrados do que já foram no passado.

A terceira evidência aponta para a continuidade das práticas ilícitas e imorais que permeiam as eleições por aqui. Compra de votos, boca de urna, aluguel de carros para transportar eleitores, cabos eleitorais trabalhando como mesários… tudo isso se viu com maior ou menor intensidade, principalmente na zona rural do município. E ao que tudo indica, em 2020 não será diferente!

A quarta e última evidência revela a força de alguns grupos políticos, que fizeram com que alguns aliados conseguissem os primeiros lugares nessa disputa pelo Conselho Tutelar, o que em muito poderá favorecer esses grupos na corrida eleitoral que se aproxima.

1 Minuto com Sérgio Machado

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo