Home Meio Ambiente Praia do Futuro volta a estar própria para banho

Praia do Futuro volta a estar própria para banho

As onze praias na zona leste de Fortaleza voltaram as estar próprias para banho, depois de atingidas pelo óleo derramado em alto mar. A informação é do boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira, 11, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A zona leste inclui toda a Praia do Futuro, que reúne o maior número de barracas e de banhistas na capital. Foi a única das faixas de praia monitoras pela Semace, em Fortaleza, atingida pelo óleo. Esta semana, a substância não foi avistada pelos técnicos da autarquia.

De acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, as amostras de água analisadas foram aprovadas. Para dez dos 11 trechos reprovados por ocorrência de óleo, há uma semana, a areia também está limpa. “O resultado pode ser explicado pelo fato de a mancha de óleo estar afastada do litoral cearense, há pelo menos 15 dias, e pelas ações de limpeza realizadas pela Semace, ao longo da zona impactada”, afirmou o gerente.

Na zona centro, que inclui as praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, seis dos oito trechos monitorados estão próprios para atividades de esporte e lazer. Duas amostras deixaram de ser colhidas, no Meireles, por causa da obra de engorda da praia. Na zona oeste, entre o Centro e a Barra do Ceará, três das dez análises foram aprovadas. Veja o boletim completo aqui.

Alerta

A Semace orienta o banhista da Praia do Futuro a ficar atento, porque ainda pode haver flocos pequenos de óleo, que se misturam à areia, dificultando a remoção. “Eles voltam a aparecer na areia, a cada 12 horas, quando a maré chega ao ponto mais alto”, explicou Gurgel. “Qualquer pessoa que, ao fazer o seu lazer, encontrar óleo na praia, ele mesmo deve considerar a praia imprópria ao banho”, alertou.

Praias do estado

Na próxima sexta-feira, 18, a Semace emitirá um novo boletim da balneabilidade das praias localizadas fora de Fortaleza. As amostras de água e a observação visual serão realizadas, em 31 pontos do litoral, de Cruz a Icapuí, a partir de segunda-feira, 14. O objetivo é medir o efeito dos mutirões de limpeza realizada pela autarquia, em nove trechos impactados pelo óleo. Em alguns municípios, a ação foi repetida pela prefeitura.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here