Home Fortaleza “Se essas imagens forem do prédio, não precisa investigar mais nada”, diz...

“Se essas imagens forem do prédio, não precisa investigar mais nada”, diz especialista sobre estrutura que desabou em Fortaleza

O engenheiro Gerardo Portela, doutor em Riscos e Segurança e um dos mais requisitados especialistas do assunto no Brasil, analisou, a pedido do jornal O POVO, o vídeo publicado no grupo de WhatsApp do condomínio, mostrando falhas na estrutura do Edifício Andrea. “Se essas imagens forem do prédio não precisa investigar mais nada. Está aí a explicação. Se a imagem for do prédio isso é suficiente para o prédio cair. Não há o que discutir”, declarou.

Gerardo, com mais de 30 anos de experiência no ramo, ficou estarrecido com as imagens: “Os dois pilares neste estágio já são suficientes para causar a queda do prédio. Primeiro, que são pilares com pouca robustez e completamente deteriorados, com uma exposição quase que total da armação. Não há dúvidas (da causa).”

O Edifício Andrea caiu na manhã de hoje, 15, por volta das 10h30, em Fortaleza. O caso ocorreu no cruzamento da Rua Tibúrcio Cavalcante com a Rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres.

Para completar a análise, Portela detalhou: “Onde tem um pilar como este, geralmente tem mais. É a concretagem mal feita, o carro bate, encosta e ninguém conserta, e o concreto é fraco… Aí você começa a ter deterioração do pilar, ninguém faz nada. Botaram até um plástico para poder evitar umidade mas não adianta, até piora, porque cria um ambiente de corrosão ainda mais fechado, acelera o processo. São imagens muito, muito fortes”.

Repórter Ceará (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here