Home Comentários 1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições 2020: Os três tipos de...

1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições 2020: Os três tipos de vereadores

Preocupados com as próximas eleições municipais, muitos vereadores já começaram a intensificar suas atividades políticas para ver se assim conseguem permanecer no Legislativo por mais quatro anos.

E quando eu falo em atividade política, não estou me referindo exatamente ao exercício do mandato em benefício da coletividade, como deveria ser em uma democracia, mas sim àquilo que já conhecemos como o velho toma lá dá cá, a troca de favores entre os eleitores e aqueles que disputam o poder.

Diante disso, não há momento mais propício para tratar desse assunto como o período que antecede uma eleição, porque todos os sintomas dessa doença política se tornam ainda mais latentes e visíveis aos olhos de todos aqueles que se dedicam a observar e a entender a realidade dos seus municípios.

É nesse sentido que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada produziu um estudo sobre a relação dos vereadores com o clientelismo, dividindo esses parlamentares em três categorias: o legislador, o captador e o assistencialista.

O legislador é aquele que gasta seu mandato fiscalizando o Executivo, propondo, discutindo e aprovando novas leis. O captador é aquele que está em busca de obras de infraestrutura para beneficiar uma rua ou um bairro onde ele foi bem votado. Já o assistencialista é aquele que dedica todo seu tempo ao atendimento de pedidos particulares, na tentativa de manter seu eleitorado.

Esse artifício de dividir os parlamentares em categorias foi muito bem empregado, mas quando olhamos para a realidade do nosso município, exemplo, percebemos que esses três tipos se fundem e se transformam em um só, porque o mesmo vereador que propõe leis também atua ofertando benefícios pessoais.

Mas nessa eleição nós precisamos assumir o compromisso de romper com essa mistura perversa que tanto prejudica a sociedade. Não se pode conceber que um representante do povo use o seu mandato para alimentar um curral eleitoral enquanto a coletividade se vê prejudicada. É preciso canalizar essa força política em benefício do todo e não de apenas algumas partes privilegiadas.

1 Minuto com Sérgio Machado

Por onde posso acompanhar a SerTão TV?
Facebook: https://www.facebook.com/sertaotvceara
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqiYk-MhyViz61i6nc09eFA
Instagram: https://www.instagram.com/sertaotvceara/
Site: http://sertaotvceara.com.br/#/

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here