Home Cultura Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos abre inscrições para curso, oficina e residências...

Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos abre inscrições para curso, oficina e residências artísticas no Crato

Em reconhecimento ao legado do artista cearense nascido no Crato em 1929, o Governo do Estado do Ceará instituiu em 2019, por medida de Lei, o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, comemorativo aos seus 90 Anos. Para marcar a data e homenagear a cidade natal do artista, o Instituto Sérvulo Esmeraldo realizará no Crato, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos, que acontecerá de 30/10 a 30/11. Com curadoria de Dodora Guimarães e Marcus de Lontra Costa, o festival promoverá no Crato uma programação que inclui cursos, oficinas, residências artísticas e exposições com grandes nomes da arte e da pesquisa no Brasil. As atividades serão centradas na formação artística e gratuitas, sendo acessíveis a todos os públicos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line, até o dia 24 de outubro.

A ideia é fazer germinar na Região o pensamento criativo de Sérvulo Esmeraldo. Inspirado nele – que dizia “Se é para o Crato vamos botar pra quebrar” – o festival realizará um curso de Pesquisa, Curadoria e Exposições, que será ministrado pelo crítico e curador de arte Marcus de Lontra Costa; e uma oficina Preparatória para Professores de Artes e em geral do Ensino Fundamental, será orientada pelo conceituado artista plástico e educador Paulo Portella Filho.

Três residências dos artistas visuais Gentil Barreira, Mônica Nador e Rochelle Costi desenvolverão, com artistas selecionados, uma exposição coletiva que será inaugurada no dia 07 de novembro. E o festival tem sem ponto alto com a abertura da exposição de natureza histórica do artista Maciej Babinski, (Varsóvia, 1931), que vive e trabalha há 27 anos em Várzea Alegre, no Cariri cearense, onde mantém ateliê de gravura e pintura e exibição permanente de seus trabalhos.

“Visando contribuir para o fortalecimento do meio cultural no âmbito das Artes Visuais no Crato e em toda a Região do Cariri, com ênfase na importância da informação, do conhecimento e do intercâmbio cultural, o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos quer movimentar a cena local de forma dinâmica e consequente”, afirma a curadora e presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, idealizadora do evento.

O festival é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Instituto Cultural do Cariri (ICC), com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado – Secult, e patrocínio da Enel.

Residências Artísticas e Exposições

Os artistas residentes irão vivenciar o celeiro cultural que é o Cariri cearense, cada um com 15 artistas inscritos e selecionados para a experiência, de 30/10 a 07/11. As residências artísticas terão à frente as artistas visuais com trabalhos colaborativos Rochelle Costi e Mônica Nador e o fotógrafo Gentil Barreira – que fotografou e acompanhou Sérvulo Esmeraldo por mais de 30 anos. Serão nove dias de imersão e compartilhamento que culminarão com uma exposição coletiva, com curadoria de Marcus Lontra Costa e Dodora Guimarães, na URCA – Campus Pimenta.

Os visitantes do Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos também poderão percorrer uma exposição para reconhecer e festejar a presença de Maciej Babinski, artista brasileiro nascido na Polônia (Varsóvia,1931), que adotou o Cariri cearense há 27 anos – não como refúgio, mas como campo de expansão para a sua vida e para o exercício da arte com a maior liberdade possível.

Com residência e atelier em Várzea Alegre, o artista das filigranas agigantou-se no sertão do Cariri. Integrante de uma geração de artistas, cada vez mais rara, de sólida cultura e de domínio do métier, Babinski é um mestre reconhecido por ter colaborado para a formação de importantes artistas brasileiros. Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição reunirá 59 obras entre desenhos, gravuras e pinturas, realizadas entre 1961 e 2019.

Cursos e oficinas

O curador e crítico Marcus de Lontra ministrará os cursos Leitura de Portfólios e “Pesquisa, Curadoria, Exposições”. Esse será voltado para artistas, estudantes de arte, gestores e agentes culturais, buscando apoiar a formação de profissionais comprometidos com a realidade contemporânea, com as intersecções da arte com as esferas culturais, e com a produção de exposições como instrumento de reflexão e transformação do mundo.

Já o artista plástico educador Paulo Portella Filho, por sua vez, realizará a Oficina Preparatória para Professores de Arte e em geral do Ensino Fundamental, que estejam em sala de aula. Em sua primeira etapa, consistirá numa oficina articulada às proposições do curso de Marcus de Lontra Costa, trabalhadas num espectro extensivo e mais focado para o público infanto-juvenil. Serão realizadas práticas com o grupo de Professores de Artes do Ensino Fundamental, análise e interpretação da arte, a partir de conjuntos apresentados ao grupo, com elementos localizados nas exposições.

Na etapa final, será constituído um ateliê para ser visitado por grupos visitantes das exposições. Essa atividade de caracterização do atelier terá a participação ativa do grupo de professores e educadores, que estará apto a compreender e a explorar as riquezas levantadas durante o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos.

Programação:

30 de outubro: 15 horas
Encontro geral Curso, Oficina e Residências com selecionado(a)s
Abertura Oficial: 30 de outubro, 19 horas
Período: 30 de outubro a 07 de novembro de 2019
Curso Leitura de Portfólio e Pesquisa, Curadoria e Exposições – com o crítico e curador Marcus de Lontra Costa; Oficinas Preparatórias para Professores de Artes do Ensino Fundamental – com o artista educador Paulo Portella Filho; Residências Artísticas com Gentil Barreira, Monica Nador e Rochelle Costi

Abertura
Exposições: 07 de novembro, 19 horas
Coletiva Conclusiva das Residências Artísticas com os Artistas Participantes.
Maciej Babinski: Desenhos, Gravuras e Pinturas (1961 – 2019)
Período das Exposições na URCA, Campus Pimenta: 07 a 30 de novembro de 2019

Serviço:
Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos
Data: De 30/10 a 30/11/2019
Local: Crato/CE
Inscrições abertas e gratuitas para residências artísticas, curso e oficina: Até 24 de outubro de 2019. Divulgação do resultado: 26/10.
Mais informações: Instagram @institutoservuloesmeraldo/ Facebook https://www.facebook.com/institutoservuloesmeraldo/

Repórter Ceará (Foto: Gentil Barreira)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here