Home Cultura Museu Orgânico Casa da Mestra Zulene Galdino é inaugurado durante a Mostra...

Museu Orgânico Casa da Mestra Zulene Galdino é inaugurado durante a Mostra Sesc de Culturas Cariri

A Mostra Sesc de Culturas Cariri, que, em 2019, acontece de 08 a 12 de novembro, faz questão de incentivar as manifestações populares do Nordeste e também de homenagear os mestres da cultura cearenses. Uma das ações que integram a programação do Encontro é a inauguração do Museu Orgânico Casa da Mestra Zulene Galdino, no dia 09/11, às 16h30. Conhecida em toda a região por ser uma verdadeira guardiã de talentos diversos, Mestra Zulene abre o seu próprio lar para compartilhar tradições e saberes de uma inteira.

Esse é o sexto Museu Orgânico apoiado pelo Sesc, braço social do Sistema Fecomércio – CE e pela Fundação Casa Grande. O projeto tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres e onde inicia e reside a tradição: suas moradas. Assim, suas próprias casas se constituem em lugares de memória e de afeto, permeados de fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo aquilo que marca o cotidiano desses mestres. A ideia é que, ao final do projeto, a região conte com 16 museus no total, que, juntos, vão ter a doce missão de propagar suas manifestações, de maneira orgânica, além de preservar nossa cultura, contribuindo assim, para o fomento do turismo social.

Cultura e tradição como sentido de vida

O amor pela cultura popular move a vida da Mestra Zulene Galdino. Com alma brincante, é figura conhecida e respeitada na região, seja por participar ativamente de grupos de tradições ou simplesmente por ensinar a magia das danças populares para a nova geração. Entre quadrilha junina, maneiro pau, lapinhas e cintura fina, ela é uma defensora da tradição e não se vê fazendo outra coisa na vida.

Dividida entre as coreografias, a confecção dos trajes e o toque de instrumentos, Zulene Galdino não faz cerimônia. Atenciosa e bem-humorada, ela diz que sempre tem tempo para receber as pessoas em sua casa e falar sobre a cultura do Cariri. E não é só isso. A Mestra é também umas das mais conhecidas e requisitadas rezadeiras da região. Para receber a sua bênção, vem gente de tudo que é lugar. “Quando a energia boa chega e a ruim sai, vem aquela felicidade”, explica, com sabedoria.

Não deixa de ser uma espécie de missão, como a própria costuma dizer. Mestra Zulene é uma verdadeira guardiã da nossa tradição, em suas mais variadas manifestações, mas não só isso. “Faço questão de ensinar os meninos daqui para que eles possam dar continuidade a tudo isso”, diz. Em Granjeiro, bairro localizado no município do Crato, a Mestra abre a sua casa para tantos saberes e histórias. Nas prateleiras, mostra com orgulho os tantos troféus que conquistou ao longo dos anos. Só com a quadrilha junina infantil, foi campeã estadual 25 vezes.

Um dos lugares de afeto da sua casa/museu também é o agradável e espaçoso quintal. Além de ser palco das terreiradas, descritas como grandes festas nas casas dos mestres, é lá onde a meninada se encontra para brincar e participar de rodas de leitura. Com um acervo de livros infantis, ela ajuda essa turminha a aprender a ler e soltar a imaginação. Para Mestra Zulene Galdino, em sua simplicidade e (muita) sabedoria, conhecimento é poder. Trata-se da melhor forma de fazer com que essas crianças sejam, de fato, os próximos guardiões da arte, da história e da memória do Cariri. Assim como ela, nos tempos de “menina caboquinha do mato”.

Sobre a Mostra Sesc de Culturas Cariri

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Ao longo das edições, mais de 6 milhões de espectadores já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. A abrangência da programação é outro marco, com início apenas no município de Crato e está, atualmente, em 23 cidades da região do Cariri.

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo, tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos e de coletivos independentes, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.

Serviço:
Inauguração do Museu Casa da Mestra Zulene Galdino
Data: 09 de novembro
Horário: 16h30
Local: Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, 81, Vila Novo Horizonte, Granjeiro – Crato

Atrações:
Reisado Dedé de Luna
Grupo de Coco da Batateira
Forró pé de serra com o Grupos Os três daqui.
Sivan e Titico do Acordeon

*programação sujeita a alteração

Mostra Sesc de Culturas Cariri
Período: 08 a 12 de novembro
Local: Região do Cariri
Programação: Site www.mostracariri.com.br

Repórter Ceará (Foto: Divulgação/Sesc-CE)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here