Home Entretenimento Fundação Edson Queiroz realiza exposição em homenagem a arquiteto e urbanista Campelo...

Fundação Edson Queiroz realiza exposição em homenagem a arquiteto e urbanista Campelo Costa

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará a exposição “Arquitetura e Cidade – Campelo Costa”. Com curadoria de Roberto Galvão, o evento é uma comemoração aos 80 anos do arquiteto e urbanista Campelo Costa.

O profissional, reconhecido como um dos mais significativos artistas do traço que atuaram em Fortaleza, já realizou várias exposições e mostras coletivas, tendo recebido relevantes premiações em diversos salões de artes plásticas, dos quais se destacam os Salões de Abril de 1966, 1967 e 1968.

A exposição reunirá cerca de 40 desenhos de paisagens urbanas, que têm por tema imagens que marcaram o olhar do arquiteto em sua passagem por várias cidades, como Paris, Nova York, Roma, Milão, Amsterdam, Lisboa, Porto, São Paulo, Olinda, Igarassu, Fortaleza, Sobral, entre outras.

A mostra, com acesso gratuito, será inaugurada no dia 1º de outubro, às 19h, no hall da Biblioteca Unifor, e seguirá até 14 de dezembro. Na ocasião, a Fundação busca reforçar o que diz o desenhista: “O desenho é a única linguagem que não necessita de tradução”.

“É uma justa homenagem aos 80 anos do pernambucano radicado no Ceará, o arquiteto e desenhista Campelo Costa. O foco da mostra são suas passagens documentadas em desenho por diversas cidades pelo mundo. De Fortaleza a Paris. De Olinda a Milão. De São Paulo a Nova Iorque. É possível passear não apenas pelas linhas soltas e estilizadas que transportam para estes locais, mas pelas curvas que também lhes conferem vida. O convite vem embalado por ruas, feiras, árvores, tetos de casas, espaços de convívio e outros pedaços de passado que, intrinsecamente, conectamos ao presente por meio do olhar”, declarou dra. Lenise, presidente da Fundação Edson Queiroz.

“Além do incentivo à arte visual, engloba-se, também, a importância da arquitetura e de seu valor imaterial e afetivo na urbe”, complementou a presidente da Fundação.

O arista plástico e curador da exposição, Roberto Galvão, comentou sobre o trabalho de Campelo: “Há muitos anos, escrevi que os desenhos registrando prédios, monumentos e visões de cidades realizados por Campelo Costa eram registros de um olhar amoroso. Na época, eu me perguntava se era amor pela cidade, pela paisagem, pela forma, pelo puro prazer de apreendê-los pelo desenho ou, talvez, por todos esses motivos […] Os desenhos de Campelo Costa são poemas visuais. E ao mesmo tempo são testemunhos e registros de instantes de sua vida onde foi tocado pela emoção.”

“Além da exibição de desenhos do arquiteto Campelo Costa, a mostra promove o debate sobre arquitetura, cidades e patrimônio, por meio de palestras e seminários envolvendo, sobretudo, a graduação e os cursos de especialização em Arquitetura e Urbanismo e o mestrado em Cidades da Unifor, bem como estudantes e profissionais da comunidade externa. Assim, a Fundação Edson Queiroz mais uma vez cumpre seu papel de aliar arte e educação para promover o conhecimento”, destacou o vice-reitor de Extensão da Unifor, prof. Randal Pompeu.

Serviço:
Exposição Arquitetura e Cidade – Campelo Costa
Abertura: 1º de outubro de 2019, às 19 horas
Visitação: 2 de outubro a 14 de dezembro de 2019, de segunda a sexta, das 7h às 21h55, e aos sábados, das 7h30 às 16h25
Local: Hall da Biblioteca Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz. Fortaleza, CE)
Acesso gratuito
Mais informações: (85) 3477.3311

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here