Home ALCE Desafios e avanços da febre aftosa são temas de audiência na Assembleia

Desafios e avanços da febre aftosa são temas de audiência na Assembleia

A Comissão de Agropecuária (CA) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quarta-feira, 30, audiência pública para discutir os desafios e avanços da febre aftosa no estado do Ceará.

O evento, que atende requerimento do deputado Evandro Leitão (PDT), será às 14h30, no auditório do Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

O deputado Evandro Leitão informa que a febre aftosa é uma das doenças dos animais com maior índice de contaminação e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. “O Estado recebeu, em maio de 2014, o reconhecimento internacional da Organização de Saúde Animal (OIE) como estado livre da febre aftosa, com vacinação”, afirma o parlamentar.

Evandro Leitão ressalta que, entretanto, tem uma meta de tornar o nosso rebanho livre da doença sem vacinação. Para tanto, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri/CE) iniciou um plano estratégico elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para esse desafio, existe um plano elaborado pela Adagri, com as ações propostas e os desafios que deverão ser cumpridos. “Dessa feita, é de suma importância a participação de todas as instituições estaduais, secretarias municipais de agricultura e pecuária, conselhos, profissionais autônomos, para atender as exigências do Mapa”, destaca o deputado.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here