Home Ceará Pessoas que inspiram: A mulher que conserta redes

Pessoas que inspiram: A mulher que conserta redes

Solange Almeida, 52, nunca teve berço esplêndido. O negócio dela é este: Consertar punhos de rede em Fortaleza. Viúva, mãe de um filho adulto – por ora desempregado – ela diz consertar entre 10 e 15 redes em uma boa semana. E elas acontecem às vésperas de feriados – que não são poucos.

Não tente negociar por punho. Ela é firme: “você dorme em meia rede?”. Custa R$ 30. Solange é uma graça. “Rede que eu conserto é garantida. Deitam dois e acordam três”. A propósito, tem um namorado de 81 anos. “Não troco por quatro de 20”.

A pequena moto que ela pilota é o charme e a alma do negócio. Vai pegar e deixar a rede em casa. Antes, tinha um ponto fixo em um supermercado. Mas assim como os piores punhos, “quebrou que apartou”.

Solange é cheia de histórias. Certa vez, relata: passava por funerária “chique” na rua Padre Valdevino – há duas na rua – e ao avistar o perfil dos carros resolveu entrar e fazer a carpideira. Chorou o quanto pôde o defunto que nunca vira. Como se fosse um cliente. Choveu de fregueses vivos. Caíram na rede. Não tem quem não caia.

Do Blog do Jocélio Leite, a história de Solange é de março de 2017, mas, não é pelo tempo que pessoas inspiradoras serão esquecidas. Devem ser lembradas. Quem sabe, hoje, ela tenha conseguido trocar a motocicleta por um carro, para transportar as redes. Quem sabe ela não faça mais esse trabalho e tenha mudado de ramo, e, além disso, seu filho pode ou não estar empregado. O que importa é que Solange é uma das muitas brasileiras que lutaram e lutam por dias melhores, sobrevivendo de seu trabalho diário. É mais uma mulher de garra no meio deste Brasil.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here