Home Meio Ambiente Desmatamento na Amazônia cresce 30% em um ano

Desmatamento na Amazônia cresce 30% em um ano

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta segunda-feira, 18, que o desmatamento na Amazônia cresceu 30% no período de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho deste ano, passando de 7.536 km² para 9.762 km². Esse é o terceiro maior crescimento da história, perdendo apenas para 1995 (95%) e 1998 (31%).

As informações são referentes ao sistema Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), uma das ferramentas do órgão responsáveis pela detecção do desmatamento no bioma.

A divulgação dos dados foi feita em um encontro com jornalistas na sede do Inpe em São José dos Campos (SP), que contou com a presença dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Em agosto deste ano, outro sistema de monitoração do instituto, o Deter, indicou uma alta de quase 50% no mesmo período, em relação ao ano anterior. A perda detectada foi de 6.840 km², ante 4.571 km² entre agosto de 2017 e julho de 2018.

Apesar de os dados serem referentes ao mesmo período, o Deter é utilizado para orientar a atuação de autoridades em ações imediatas, fornecendo uma análise em tempo real, menos preciso que a do Prodes, que traz informações consolidadas.

Na época da divulgação dos dados do Deter, as informações provocaram uma série de críticas ao governo brasileiro de instituições e autoridades nacionais e internacionais, entre eles o presidente francês, Emmanuel Macron. Também como consequência da divulgação da taxa de desmatamento, o presidente do Inpe da época, Ricardo Galvão, foi demitido, após criticar publicamente o presidente Bolsonaro.

Repórter Ceará – Congresso em Foco (Foto: Marcelo Min)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here