Home Polícia Sanfoneiro Waldonys sofre golpe e tem o WhatsApp clonado em Fortaleza

Sanfoneiro Waldonys sofre golpe e tem o WhatsApp clonado em Fortaleza

O cantor e sanfoneiro Waldonys foi vítima de um golpe no aplicativo WhatsApp nesta quinta-feira, 02. O crime tem por objetivo clonar o número da vítima para pedir dinheiro para amigos e familiares. Criminosos ligaram para a casa do sanfoneiro, se passando pela assessoria do Tom Cavalcante, ofertando convites para uma falsa festa do humorista.

Para confirmar os “convites”, era preciso informar um número que seria enviado ao celular dele. Após confirmar o código, o aplicativo no aparelho do sanfoneiro ficou inutilizável.

Waldonys afirmou que deve abrir um Boletim de Ocorrência (B.O). Ele ligou para Tom Cavalcante e informou sobre o crime e também para outros amigos, como a cantora Marisa Monte, para alertar sobre o golpe. No Ceará, três golpes pelo celular fazem vítimas diariamente e desafiam a polícia.

“Ligaram dizendo que Tom Cavalcante iria fazer um evento no Copacabana Palace, no dia 22 de fevereiro, e quer iriam mandar um convite. Eu peguei e retornei a ligação. ‘Opa, amigo. Tudo bem? Ligaram pra mim e estou retornando’. A pessoa atendeu e respondeu: ‘Aqui é o assessor do Tom Cavalcante. Ele quer fazer uma festa e quer te mandar dois convites, para você e um acompanhante’. Acima de qualquer suspeita”, contou Waldonys.

Na ligação, o sanfoneiro ainda tentou passar o email para receber o código. O criminoso não o deixou terminar de falar, pois o código chegaria por SMS. “Ele me pediu o e-mail, mas antes de terminar disse: ‘estou te mandando um SMS e vai aparecer rum código de seis números. Você confirma pra mim”, contou o sanfoneiro.

Antes de confirmar os código recebido, Waldonys disse que ficou desconfiado do contato. No mês de dezembro, em um show em Fortaleza, ele foi avisado pela cantora Lucy Alves, que também teve o número do WhatsApp clonado, sobre o golpe.

Como se proteger

A verificação em duas etapas adotada pelo WhatsApp é muito útil para aumentar a proteção da conta se for usada pelo próprio dono da linha. Como o PIN configurado precisa ser digitado regularmente (e não apenas ao ativar a conta), a chance de você se esquecer da senha é menor. É importante que a senha não seja uma informação pessoal (como o a data de nascimento) e, principalmente, não use os próprios números do seu telefone.

Códigos de autenticação recebidos por SMS não devem ser compartilhados por nenhum meio. Eles devem ser apenas fornecidos aos serviços que os solicitaram, seja em um aplicativo ou em um site da web, e não por telefone, e-mail ou SMS. Também deve ser verificado que o código pertence ao mesmo serviço: o WhatsApp, por exemplo, identifica a origem da mensagem.

A configuração da senha no WhatsApp diminui o risco de um pequeno momento de desatenção acarretar no roubo total da conta, porque vai impedir que o criminoso ative o seu WhatsApp no celular dele, mesmo que você tenha fornecido o número de confirmação por acidente ou que sua linha tenha sido roubada.

Repórter Ceará com informações G1-CE (Foto: V Martins/Divulgação)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here