Home História Alunos de Universidade na Califórnia, EUA, virão a Quixadá estudar arquivo revitalizado...

Alunos de Universidade na Califórnia, EUA, virão a Quixadá estudar arquivo revitalizado pelo município

O trabalho realizado pela prefeitura de Quixadá no arquivo municipal chamou atenção de estudantes da Soka University Of America, instituição de ensino localizada no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Nesta semana, o departamento de estudos latino-americanos e a direção de estudos internacionais da universidade entrou em contato com a Prefeitura de Quixadá, solicitando acesso aos arquivos da cidade.

A estudante Caroline Yumi Hasheda escreveu: “Vimos que a Prefeitura de Quixadá fez um trabalho em revitalizar o arquivo municipal nos anos de 2017 a 2019. Gostaríamos de ter acesso a estes documentos da história da cidade. O arquivo municipal e pessoas que trabalham nele ajudariam a expandir nossa pesquisa.”

Cerca de 12 alunos da Soka University estarão Quixadá entres os dias 15 a 21 de janeiro e, claro, receberam permissão da prefeitura para explorar o arquivo municipal.

Além de documentos históricos, livros, fotografias e outra farta leva de materiais de interesse público, tais como registros importantes acerca do funcionalismo quixadaense, também estavam entregues para serem consumidos pelo tempo, feito lixo sem destinação.

Durante os últimos três anos, a Prefeitura realizou a revitalização do arquivo, organizando-o por categorias, separando documentos de interesse dos servidores e salvando dados de relevância para pesquisadores das mais diversas áreas da ciência. Os papéis históricos serão digitalizados e armazenados com segurança para posterior consulta.

Repórter Ceará – Diário de Quixadá 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here