Home Internacional Com apoio do Brasil, Tanzânia impulsiona pequenos agricultores algodoeiros

Com apoio do Brasil, Tanzânia impulsiona pequenos agricultores algodoeiros

O projeto “Além do Algodão” na Tanzânia deu em dezembro um passo adiante com a visita técnica de especialistas do Centro de Excelência contra a Fome — fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas.

A missão na região de Mwanza, no norte do país, tomou a forma de um workshop e teve como objetivo validar o diagnóstico produzido por Centro de Excelência, instituições públicas e entidades do setor de algodão na Tanzânia e criar uma lista de prioridades.

O foco do projeto, estimado em 650 mil dólares, é treinar e equipar técnicos de instituições contrapartes e pequenos produtores de algodão para que eles também possam produzir e vender alimentos, um modelo conhecido como agricultura consorciada.

Entre as prioridades apontadas durante a visita técnica, está o aumento do valor de subprodutos do algodão, como o óleo extraído da semente. A Tanzânia já tinha uma tradição de consumir óleo de semente de algodão, mas o produto acabou sendo substituído por outros óleos, como de palma e girassol.

Outra prioridade será promover o escoamento da produção de alimentos consorciados para os mercados locais. O escritório WFP Tanzânia realiza várias atividades humanitárias na região, e os agricultores locais podem potencialmente fornecer alimentos consorciados desses campos. Além disso, o projeto prevê contribuições para o desenvolvimento de um programa de alimentação escolar, que também pode ser um mercado potencial para esses agricultores.

Além de reuniões com parceiros importantes, como o Instituto de Pesquisa Agrícola da Tanzânia (TARI), ministérios da Agricultura, Indústria e Comércio, Relações Exteriores e organizações industriais, a agenda da missão também contou com visitas de campo.

A equipe visitou um centro de pesquisa TARI, equipado com unidades de processamento de algodão. Também houve visitas a agricultores que já estão trabalhando na área circundante ao centro e que serão beneficiados pelo projeto.

A visita recebeu relatos importantes dos agricultores sobre a importância da força de trabalho feminina nesse processo. “Os próprios técnicos da Tanzânia ficaram surpresos com o relato dos agricultores, de que as mulheres não apenas tomavam decisões, como realizavam a mair parte das atividades de campo”, disse Joelcio Carvalho, diretor de projetos do Centro de Excelência contra a Fome.

Nos próximos meses, o Centro de Excelência e a ABC identificarão uma instituição brasileira cooperante que trabalhará com o governo da Tanzânia e o escritório local do WFP para viabilizar o projeto no país.

Ao mesmo tempo, a força-tarefa da Tanzânia, envolvendo todos os atores públicos e organizações da indústria, se reunirá, validará os resultados do workshop e se preparará para a nova visita de campo prevista para fevereiro de 2020.

Repórter Ceará com ONU-BR (Foto: Reprodução/TV TEM)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here