Home Comentários 1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições municipais: A Renovação Política virá?

1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições municipais: A Renovação Política virá?

Desde o início do ano passado que nós temos tentado produzir um conteúdo relevante acerca das eleições que se aproximam, tudo isso feito com base nas discretas movimentações que temos acompanhado na nossa cidade e que a cada dia se tornam mais intensas nos círculos políticos.

E um dos temas que está sempre em discussão quando se fala em eleições municipais é a tão esperada renovação política. E dentro desse tema, a questão mais importante é saber se essa renovação realmente virá.

Uma resposta que parece simples, mas que tem duas faces é a seguinte: Sim, a renovação dos quadros políticos acontecerá, mas, levando em consideração as condições atuais, ela deverá ser parcial e limitada à apenas um dos poderes.

Trocando em miúdos, o que quero dizer é que é pouco provável que tenhamos uma onda de renovação que atinja o Executivo. O que se espera é que esse fenômeno aconteça somente no Legislativo, mas de forma bastante limitada, com o surgimento de alguns novos nomes impulsionados por um sentimento social de inconformismo com a política tradicional.

E quando falo em nomes novos estou falando de gente que nunca participou da política.

E a explicação que eu tenho para esse efeito limitado e parcial é que a relação entre eleitor e candidato, infelizmente, ainda é regida por uma velha estrutura clientelista que se mantém por meio da compra de votos e da troca de favores. É essa estrutura que estabelece, por exemplo, que quem quiser chegar ao poder terá que jogar o velho jogo da política.

Por isso, aos candidatos novatos, parece restar apenas duas opções: ou eles se rendem a esse sistema perverso e aumentam suas chances de progresso ou então eles terão que nadar contra a correnteza e tentar mudar o sistema político, o que, como todos nós sabemos, não é um desafio dos mais fáceis, mas também não é impossível.

1 Minuto com Sérgio Machado

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here