Home Ceará Governo do Ceará afasta temporariamente 168 policiais por participação em motim

Governo do Ceará afasta temporariamente 168 policiais por participação em motim

AME4923. FORTALEZA (BRASIL), 20/02/2020.- Personas encapuchadas y enmascaradas -supuestamente agentes de la policía- se concentran en el 18 Batallón de la Policía Militar durante el segundo día de huelga policial este jueves a la ciudad de Fortaleza, en el estado Ceará (Brasil). El presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, autorizó este jueves el uso de las Fuerzas Armadas para garantizar la seguridad en el estado de Ceará (noreste), escenario de motines por parte de policías que exigen un aumento de sus salarios. Los militares permanecerán inicialmente desde hoy y hasta el próximo 28 de febrero en diversos puntos de Ceará a ser definidos por el Ministerio de Defensa, según el decreto firmado por Bolsonaro, líder de la extrema derecha brasileña y capitán de la reserva del Ejército. EFE/ Jarbas Oliveira

O Governo do Estado do Ceará afastou 168 policiais militares que participam da paralisação no Ceará. O afastamento por 120 dias e a abertura de processos disciplinares foram divulgados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 21. Os agentes sairão da folha de pagamento a partir deste mês de fevereiro. O motim dos PMs chegou ao quinto dia neste sábado, 22.

Desde terça-feira, 18, policiais pararam as atividades no estado, e homens encapuzados invadiram quartéis, depredaram e esvaziaram pneus de veículos da polícia em protesto contra a proposta de reajuste da categoria apresentada pelo governo.

A abertura de processos disciplinares contra os militares afastados ocorrerá de duas formas. A primeira envolve os inquéritos militares, cujo julgamento acontecerá na Justiça Militar. O segundo consiste no procedimento administrativo disciplinar realizado pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Como exemplo, já consta no Diário Oficial o nome de 11 policiais militares locados na cidade Iguatu, Centro-Sul do Estado, para responderem a procedimentos administrativos disciplinares (Conselho de Disciplina) que vão apurar possíveis irregularidades funcional praticada pelo agente público. Segundo a publicação, os agentes abandonaram as viaturas na porta do quartel da cidade no dia do início das manifestações.

Repórter Ceará com informações do G1-CE (Foto: Jarbas Oliveira)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here