Home Sertão Central Quixadá receberá Encontro Regional de combate à Desertificação

Quixadá receberá Encontro Regional de combate à Desertificação

A cidade de Quixadá será palco do II Encontro de Iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação (EICD 2020), evento que debate medidas de enfrentamento ao fenômeno da desertificação no Semiárido Brasileiro, em especial no território cearense. O evento ocorre após quase uma década da realização da Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010), sediada em Fortaleza, no ano de 2010. O encontro acontece entre os dias 25 a 27 de março, na Faculdade CISNE (Av. Dr. Antônio Moreira Magalhães, 453- Jardim Monólitos, Quixadá).

A perspectiva é de que o evento avalie os indicadores e ações do governo estadual no combate a desertificação, os municípios atingidos e o que tem sido realizado pela União na implantação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAM – Brasil. O evento também vai discutir com estudiosos e instituições competentes, os efeitos da desertificação, além de métodos para convivência com o semiárido.

A programação está estruturada no formato de conferências, com realização de palestras e apresentação de oito (08) mesas temáticas. O evento conta ainda com relatos de experiências, trabalhos acadêmicos com temas voltados às discussões das bacias hidrográficas e mitigação dos efeitos da desertificação. O público pode participar do evento mediante inscrição através do link: https://portal.cogerh.com.br/eicd2020/.

O II EICD é uma iniciativa dos Comitês de Bacias Hidrográfica do Coreaú e Banabuiú, em parceria com a Cogerh, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFC, IFCE de Iguatu, Quixadá), Faculdade CISNE e FUNCEME, além de instituições da sociedade civil locais e regionais, com o apoio da Prefeitura de Quixadá.

Participam do encontro profissionais técnicos de instituições públicas de todo o Brasil cuja área de atuação envolve políticas de recursos hídricos. Também são aguardadas Ong´s que trabalham a temática, sociedade civil organizada, estudantes e professores envolvidos nas atividades de pesquisa, membros dos comitês das bacias hidrográficas, agricultores experimentadores que desenvolvem ações de mitigação dos efeitos da desertificação.

Serviço:
II Encontro de Iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação (EICD 2020)
Data: 25 a 27 de março de 2020
Local: Faculdade CISNE (Av. Dr. Antônio Moreira Magalhães, 453- Jardim Monólitos, Quixadá)
Informações e Inscrições: https://portal.cogerh.com.br/eicd2020/.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here