Home Geral Cagece e Enel lideram reclamações de consumidores no Ceará, informa Decon

Cagece e Enel lideram reclamações de consumidores no Ceará, informa Decon

Nessa segunda-feira, 09, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) divulgou as principais áreas e motivos de reclamações dos consumidores cearenses em relação ao ano de 2019.

Com 1.379 solicitações, correspondente a 29,09% entre os outros setores, os serviços de abastecimento de água, produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis são os mais reclamados. O setor é seguido por queixas em relação a produtos, com 1.364 reclamações (28,78%), e assuntos financeiros, com 1.217 contestações (25,68%).

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) lidera o ranking de reclamações, com 292 queixas de clientes. Em relação a atendimento aos consumidores, ela aparece em segundo lugar, com 4.132 ocorrências.

Em segundo lugar nas reclamações aparece a Enel Distribuição Ceará, com 273. Ela, no entanto, foi colocada em primeiro lugar no ranking de atendimentos, com 4.450.

Em nota, as duas companhias informaram o seguinte:

Cagece

A Companhia informou que atende a cerca de 1,8 milhão de clientes no Estado e, em termos comparativos, o número de reclamações citadas no cadastro pode ser considerado um resultado aceitável tendo em relação ao tipo de serviço prestado e a totalidade de clientes.

“A publicação mostra que, em 2019, foram realizados 4.132 atendimentos junto ao Decon-Ce, relacionados à Cagece. Desse total, apenas 292 viraram reclamações. Ou seja, trata-se de um resultado que destaca o caráter de resolutividade da Cagece junto aos clientes que procuram o órgão de proteção e defesa do consumidor”.

Enel

A distribuidora informou que é a empresa com maior número de clientes no Ceará e que os registros de reclamações representam 0,006% do número total de clientes no Estado.

“A companhia informa que possui um atendimento personalizado, com dois atendentes fixos na sede do Decon, para responder todas as solicitações com mais rapidez. Esse número de reclamações se deve, em sua maioria, à mudança do sistema comercial da empresa, que passou por um processo de modernização no ano passado. Somente em 2019, a Enel investiu R$ 732 milhões no Ceará. Os investimentos foram destinados, principalmente, à modernização e automação da rede de energia no Estado”.

Repórter Ceará (Foto: Reprodução/TV Jangadeiro)

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